Trabalhabilidade: o que isso significa para a sua vida profissional?

Home / Trabalhabilidade: o que isso significa para a sua vida profissional?

Trabalhabilidade

A trabalhabilidade é a mais recente resposta aos desafios atuais e futuros do mercado de trabalho. Ela pode ser entendida como uma evolução de um outro conceito que, aos poucos, vai ficando ultrapassado: a empregabilidade, de acordo com a qual um profissional bem qualificado tem mais chances de conseguir um emprego.

Já na trabalhabilidade, o foco é ampliado, o que faz dela um requisito um pouco mais complexo de se conquistar. Em contrapartida, é um processo muito mais estimulante e que, uma vez dominado, coloca o profissional em um outro patamar em relação à média do mercado.

Sendo assim, veja ao longo deste conteúdo o que você precisa fazer para ter mais esse diferencial.

Trabalhabilidade: o que é?

Mudança de paradigma é o termo que melhor resume o significado de trabalhabilidade. Nesse caso, e a exemplo de outros movimentos de grande impacto social, ela acontece muito em função de novos posicionamentos e pesquisas de órgãos oficiais.

Dessa forma, o “marco zero” do conceito de trabalhabilidade é um estudo realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). De acordo com o levantamento, 65% das crianças matriculadas no ensino fundamental em todo o mundo hoje trabalharão em empregos que ainda não existem.

Considerando esse quadro surpreendente, nasce a ideia de trabalhabilidade como a capacidade a ser desenvolvida nesse novo contexto.

Embora pareça assustador, na verdade, não há com o que se preocupar. Isso porque o surgimento dessa nova abordagem só confirma algo que já acontece no mercado de trabalho. Ou seja, a trabalhabilidade é o “produto” que nasce de um cenário cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, conforme o conceito VUCA World.

Diferenças entre trabalhabilidade e empregabilidade          

Já que estamos imersos em uma realidade que não é linear ou tão simples de se entender, é natural que conceitos há muito estabelecidos sejam renovados. Por isso, a trabalhabilidade também pode ser compreendida como a evolução da empregabilidade, da qual falamos na introdução.

A diferença principal está na concepção de emprego. Pelo viés da empregabilidade, as pessoas se preparam para ter bons cargos e permanecer em funções relativamente estáveis e com chances de progressão na carreira.

A trabalhabilidade já diz outra coisa. De acordo com essa nova abordagem, não é o emprego que importa, mas a realização profissional e a relevância dos projetos.

Podemos, então, compará-las da seguinte forma:

EmpregabilidadeTrabalhabilidade
Emprego Projetos
CarreiraAperfeiçoamento
CurrículoPortfólio
EstabilidadeAvanço contínuo
FormaçãoHabilidades e competências
Ganhar dinheiroDar contribuições à sociedade

O que caracteriza a trabalhabilidade?

Um ponto marcante que também caracteriza esse conceito como um avanço é que, nele, a ideia de valor ganha uma nova dimensão.

No mercado de trabalho tradicional, o valor é visto mais como um pano de fundo, no qual empresas e profissionais baseiam suas atividades de forma mais subjetiva.

A partir da trabalhabilidade, empregos e funções são definidos não só pelo salário, benefícios e questões materiais, mas pelo seu impacto social e valor que produzem.

Por outro lado, isso não significa que ganhar dinheiro deixou de ser importante. A novidade é que, antes disso, são priorizadas as aspirações pessoais e de que forma um projeto ou emprego contribui para a comunidade em que está inserido. Esse é o grande fator motivacional nesse movimento que começa a ganhar corpo.

Benefícios da trabalhabilidade      

Outro traço interessante é que, embora pareça uma maneira de se posicionar desapegada demais, a trabalhabilidade carrega consigo um forte componente de responsabilidade social.

Ou seja, quem pauta a trajetória profissional por seus princípios tende a enxergar o que faz não apenas como um sustento, mas como uma chance de prestar um serviço. Então, ela vem a ser uma mudança positiva, já que coloca as coletividades em primeiro plano.

Claro que o talento individual continua a ser valorizado, mas agora ele passa a atuar em prol de causas mais nobres. Se a ideia parece atraente, veja, na sequência, como fazer para entrar nessa onda que veio para ficar.

Como melhorar sua trabalhabilidade?

Vale também destacar que continuam a valer práticas e processos conhecidos para se conquistar bons empregos. Sendo assim, é fundamental adquirir formação acadêmica, fazer cursos e acumular competências formais.

No entanto, a trabalhabilidade só vem a ser adquirida quando, além disso, são colocadas em prática dicas como as quais você verá na sequência.

Leia sobre tudo que puder

Em um contexto complexo, não se pode esperar bons resultados na carreira e no trabalho sem uma visão ampla. Portanto, o bom e velho hábito de leitura continua a ser uma das melhores ferramentas para quem pretende se destacar e expandir os horizontes.

Faça cursos de outras áreas

O mesmo vale para o aspecto da formação. Como os empregos passarão a surgir e desaparecer em um ritmo muito mais acelerado, não se pode esperar que apenas uma especialidade garanta oportunidades.

Converse com profissionais de diferentes setores

Também vale apostar no relacionamento como forma de acumular conhecimento e novas experiências. A partir disso, procure estar sempre em contato com pessoas que trabalham em diferentes segmentos para acumular know-how em áreas variadas.

Aprenda idiomas

Em um cenário tão diversificado como o da trabalhabilidade, o aprendizado de idiomas torna-se ainda mais essencial. Primeiramente, porque desde sempre o aprendizado de novas línguas abre portas.

Não menos importante, comunicar-se nesta nova realidade global e multifacetada exige fluência, pelo menos, em inglês. Por isso, não deixe de investir no aprendizado desse idioma para ser um profissional diferenciado.

Outra dica que temos para finalizar é manter-se sempre atento ao mercado financeiro, e a não descuidar do planejamento em vista de um futuro melhor.

Para isso, continue acompanhando os conteúdos do blog Sua Previdência Privada para fazer mais com o seu dinheiro.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *