Taxa de carregamento do Brasilprev: como é a cobrança

Home / Taxa de carregamento do Brasilprev: como é a cobrança

Qual é a taxa de carregamento do Brasilprev? Essa é uma pergunta que o investidor deve fazer antes de contratar um plano de previdência privada na instituição.

Afinal, todas as taxas cobradas pelo fundo afetam diretamente os seus rendimentos. E como estamos falando de um investimento de longo prazo, qualquer percentual aqui pode fazer uma grande diferença. 

Quer entender como funciona essa matemática? Confira o guia, descubra a taxa de carregamento do Brasilprev e como ela afeta as suas aplicações.

Tem taxa de carregamento no Brasilprev?

O Brasilprev não cobra taxa de carregamento em novos investimentos PGBL e VGBL, tanto nas contribuições quanto nos resgates. 

Mas há exceções que devem ser consideradas caso você já tenha um plano contratado: ela não é isenta na modalidade renda garantida/tradicional e em aplicações destinadas ao custeio de benefícios de risco.

Nesses casos, são três formas de cobrança na Brasilprev:

  • Antecipada: incide sobre cada depósito e o percentual é reduzido conforme o montante do aporte e o total acumulado no fundo
  • Postecipada: incide para portabilidade ou resgate e é decrescente conforme a permanência no plano
  • Híbrida: ocorre no momento dos aportes, na saída e na portabilidade.

Por isso, vale a pena ficar atento ao regulamento do seu fundo. Para ter certeza de que não será cobrada uma taxa de carregamento no Brasilprev, é importante tirar as dúvidas com seu gerente ou pela central de atendimento, pelo (11) 4004-7170 para a Grande São Paulo e 0800 729 7170 para as demais localidades.

Mas, afinal, para que serve essa taxa de carregamento e por que ela deve ser analisada antes de contratar um plano? Trata-se de um percentual cobrado pelas instituições financeiras para cobrir despesas de corretagem e administração dos investimentos.

Ao contrário de outras taxas, a de carregamento não é cobrada mensal ou anualmente. Na verdade, ela incide somente quando o investidor faz uma movimentação no investimento. Ou seja: quando aplica ou resgata dinheiro do fundo.

Tipos de taxa de carregamento em fundos de previdência

Além de descobrir qual é a taxa de carregamento do Brasilprev, é importante compreender melhor o funcionamento dessa cobrança nos diferentes fundos de previdência privada. Confira, a seguir, os principais tipos:

1. Taxa de carregamento de entrada

A taxa de carregamento de entrada é um percentual cobrado assim que o investidor faz uma aplicação no fundo e incide sobre a movimentação. Portanto, toda vez que ele realiza um aporte, deve quitar a cobrança com a instituição financeira. 

2. Taxa de carregamento de saída

Também conhecida como postecipada, a taxa de carregamento de saída é um percentual cobrado no resgate do investimento. A cada retirada de valores do fundo, portanto, o investidor deixa o percentual para a instituição financeira.

3. Taxa de carregamento híbrida

Como o próprio nome diz, a taxa de carregamento híbrida é uma mistura entre a de entrada e a de saída. Portanto, ocorre uma cobrança dupla: o investidor paga o percentual tanto ao fazer aportes quanto ao fazer resgates ou portabilidades.

Além da taxa de carregamento no Brasilprev

Como você viu, a taxa de carregamento do Brasilprev é isenta para novos investimentos PGBL e VGBL. Mesmo assim, há outros custos que o investidor deve considerar ao projetar suas aplicações, como a taxa de administração e o Imposto de Renda. Confira:

Taxa de administração

A taxa de administração é um percentual anual pago pelo investidor para custear a alocação dos recursos. Em outras palavras, é o preço que ele paga pela prestação de serviços do fundo.

Há um detalhe a observar: a taxa de administração é descontada diariamente do valor total da reserva. Assim, a rentabilidade dos fundos, divulgada nas lâminas da instituição, é líquida. Na prática, isso quer dizer que a taxa já foi debitada.

Aqui vale lembrar que essa taxa, por ser um percentual sobre o investimento, é proporcional aos valores aplicados. Sendo assim, quando o valor investido cresce, a taxa sobe junto.

No Brasilprev, a taxa de administração varia conforme o plano contratado. Geralmente, é mais elevada em fundos com investimentos em ações, que são mais complexos.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda é uma cobrança existente em qualquer plano de previdência, independentemente da instituição que o disponibiliza. Assim, ao investir por meio do Brasilprev, você terá que pagar a alíquota.

Dois pontos devem ser considerados: o regime de tributação e o plano  — ambos escolhidos na contratação da previdência. Quanto à tributação, existem dois modelos:

  • Regime regressivo: quanto maior o tempo da aplicação, menor é a alíquota no resgate do investimento. Ela começa em 35% para aplicações de até dois anos e termina em 10% para aquelas acima de 10 anos.
  • Regime progressivo: quanto maior é o valor recebido, maior é a alíquota, que varia de 0 a 27,5%.

Outro critério é a escolha do plano: PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) e VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres). Basicamente, eles funcionam da seguinte forma:

  • PGBL: permite fazer restituição de até 12% do rendimento bruto tributável no Imposto de Renda. Mas a alíquota incide sobre o valor total do investimento. É indicado para quem possui alta renda e faz a declaração completa de IR.
  • VGBL: não permite restituição no IR. Já a alíquota incide somente sobre os rendimentos. É indicado para quem faz declaração simplificada de IR.

Então, esses dois fatores, em conjunto, têm impacto no valor que você vai pagar referente ao Imposto de Renda. Além disso, todas as taxas incluídas em um plano de previdência interferem na rentabilidade. Por isso, pesquisar as opções do mercado para encontrar as menores taxas é fundamental.

Gostou do conteúdo deste artigo? Tirou suas dúvidas sobre a taxa de carregamento do Brasilprev e como essa cobrança é feita normalmente? Compartilhe e siga acompanhando o blog para se manter informado sobre as melhores aplicações para o seu futuro financeiro.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.