Sucesso profissional: 5 histórias de quem virou a chave e chegou lá

Home / Sucesso profissional: 5 histórias de quem virou a chave e chegou lá

Sucesso-profissional

Você se considera uma pessoa com sucesso profissional?Fazer essa reflexão é essencial para saber quais são as suas prioridades na carreira e para definir objetivos. Afinal, o conceito é amplo e tem um significado único para cada pessoa.

Para ajudar na reflexão, é sempre bom se inspirar em histórias de outros profissionais que alcançaram sucesso, mesmo em meio a adversidades. Além disso, o caminho rumo ao sucesso deve passar pelo equilíbrio financeiro para que você possa se qualificar.

Quer saber mais? Confira 5 histórias inspiradoras e dicas para planejar o seu sucesso profissional.

O que é sucesso profissional para você?

O conceito de sucesso profissional é subjetivo. Para uma pessoa, pode significar trabalhar em uma empresa e ter estabilidade. Para outra, ser dona do próprio negócio. Pode ainda ser sinônimo de ganhar uma renda alta ou então de alcançar a satisfação pessoal no trabalho.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa de 2019 perguntou o que é sucesso profissional para jovens de 18 a 24 anos no Brasil. O estudo é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As respostas foram variadas:

  • Trabalhar com o que gosta (42%)
  • Equilibrar trabalho e vida pessoal (39%)
  • Ser reconhecido pelo que faz (32%)
  • Ganhar bem (31%)

Justamente pelo fato de o conceito permitir tantas interpretações, é essencial refletir sobre o que é sucesso profissional para você. É um processo de autoconhecimento, em que você busca compreender quais fatores são relevantes para o seu sucesso profissional. 

5 histórias de sucesso profissional de quem deu a volta por cima

Além de entender o que significa o sucesso profissional para você, é bom se inspirar em histórias de profissionais reconhecidos que alcançaram seus objetivos. Por isso, selecionamos a seguir 5 histórias para gerar uma motivação extra no trabalho:

1. Stephen King

Você sabia que Stephen King, um dos mais reconhecidos escritores de terror do mundo, teve seu primeiro romance, Carrie, recusado 30 vezes pelas editoras? Mas isso não o impediu de continuar tentando.

Com a ajuda de Tabitha King, sua esposa, ele conseguiu publicar o livro pela editora Doubleday Publishing. A obra vendeu mais de 1 milhão de cópias no primeiro ano.

2. Stephen Hawking

Outro Stephen que deu a volta por cima foi Stephen Hawking, um dos mais célebres físicos do mundo. A trajetória dele foi cheia de adversidades. Aos 21 anos, ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, e os médicos deram a ele apenas mais dois anos de vida.

Apesar disso, ele continuou se dedicando a estudar as teorias nas áreas de relatividade, gravidade e buracos negros. Mesmo com fala computadorizada, criada por um sofware, e sem poder se mover, Hawking fez contribuições que o colocaram na lista de cientistas mais célebres desde Einstein.

3. Luiza Helena Trajano

Atualmente, Luiza Helena Trajano é a empresária à frente de uma das maiores varejistas brasileiras, a Magazine Luiza. Mas nem sempre foi assim. Quando passou a comandar a rede de lojas familiar, o negócio tinha presença apenas no interior de São Paulo.

Foi ela a responsável por colocar a empresa na liderança do mercado. Algumas estratégias que Luiza utilizou para isso foram a promoção do crescimento dos colaboradores e a descentralização da gerência, por exemplo.

4. Alexandre Costa

Fundador da marca de chocolates Cacau Show, Alexandre Costa adquiriu a veia empreendedora com a família, que já revendia chocolates quando ele era adolescente. Em um feriado de Páscoa, eles não receberam as encomendas para revender, e a mãe desistiu de ter uma negócio na área.

Apesar disso, ele começou a empreender com apenas 17 anos, fundando a Cacau Show, que hoje é uma das maiores marcas de chocolate do país.

5. Zica de Assis

Outra brasileira que conquistou sucesso profissional é Zica de Assis, cofundadora do Instituto Beleza Natural  — uma  rede especializada em cabelos cacheados e crespos. Zica se tornou empreendedora depois de trabalhar como babá e faxineira e começou a desenvolver seus próprios produtos para cabelos.

Finanças equilibradas para o sucesso profissional

Na busca pelo sucesso profissional, também é importante manter as finanças equilibradas para se dedicar ao trabalho. Afinal, tudo fica mais fácil quando o dinheiro está em ordem e você pode pensar com clareza nos próximos passos da sua trajetória.

Com o orçamento em dia, você não precisa ficar refém do dinheiro. E assim pode também investir no seu desenvolvimento profissional para alcançar os objetivos traçados, como fazer cursos e participar de eventos na sua área.

Mas, para que as finanças fiquem equilibradas, é preciso fazer planejamento financeiro todos os meses, ter controle sobre as entradas e saídas e gastar menos do que você ganha. Outra estratégia é investir o dinheiro para, mais tarde, resgatar os rendimentos e colocar em prática algum objetivo  — como a abertura de um negócio próprio.

Só que, antes de tudo isso, é preciso saber de fato o que significa sucesso profissional para você. E aí, gostou das dicas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.