Sucesso financeiro: como chegar lá – passo a passo

Home / Sucesso financeiro: como chegar lá – passo a passo

Você sabe quais são as etapas básicas para alcançar o sucesso financeiro? Afinal, como organizar o orçamento para garantir estabilidade em relação ao dinheiro?

Ter essas respostas é fundamental para cuidar das finanças. A primeira coisa a ter em mente é a de que o sucesso financeiro deve ser arquitetado para o longo prazo. Com foco no futuro, aí sim você pode criar um planejamento eficaz, que inclui controle orçamentário e investimentos. Parece difícil?

Para ajudar no desafio, elencamos as principais medidas que você deve adotar para ter sucesso financeiro e tipos de investimentos para fazer o seu dinheiro se multiplicar com os juros compostos. Acompanhe.

Sucesso financeiro e o longo prazo

Pensar no sucesso financeiro no longo prazo é essencial para manter estabilidade e qualidade de vida ao longo dos anos, aumentar patrimônio e conquistar objetivos. Afinal, não adianta você estar com as finanças em dia agora, mas não saber como gerenciá-las para ter tranquilidade financeira também no futuro.

Em um artigo para a revista The Balance, a consultora financeira Dana Anspach afirma que uma das formas de se alcançar o sucesso financeiro é justamente focar no futuro ao invés do passado. É o caso, por exemplo, de fazer investimentos.

“Concentre-se em onde você deseja estar no futuro e considere a estratégia de longo prazo que provavelmente o levará até lá”, salienta a autora.

Sucesso financeiro: por onde começar

Agora que você sabe que o sucesso financeiro deve ser planejado no longo prazo, confira a seguir as principais medidas que ajudam a alcançá-lo na prática:

1. Faça um diagnóstico das suas finanças

Pense na sua vida financeira como a sua saúde: antes de fazer tratamentos, é preciso realizar um check-up para saber quais áreas demandam cuidado. Essa é justamente a proposta do diagnóstico financeiro.

Em uma planilha de controle, insira as despesas fixas e variáveis que você tem no mês, a sua renda e as dívidas, se tiver. Dessa forma, você terá uma visão geral da saúde do orçamento. E aí, a partir do diagnóstico, poderá criar medidas para melhorar resultados, como, por exemplo, negociar dívidas para sair do vermelho.

2. Controle e otimize o orçamento

Outro passo fundamental é incluir o controle financeiro na rotina. É a melhor forma de organizar as finanças, evitar dívidas e, de forma geral, utilizar o seu dinheiro de maneira inteligente.

Aqui, algumas orientações básicas são manter uma planilha de controle de despesas e receitas, definir prioridades, reduzir e cortar despesas e, em suma, gastar menos do que você ganha.

3. Defina objetivos de longo prazo

Definir objetivos é uma estratégia para ter o sucesso financeiro sempre focado no longo prazo. Em um artigo para a revista Forbes, o consultor financeiro Michael Kay pontua que é necessário entender o que você realmente deseja  — e tornar esse desejo em algo concreto. Ou seja: é importante criar objetivos de longo prazo.

“Sem esse conhecimento, é como dirigir para um novo destino sem GPS, um roteiro ou qualquer ideia do que você precisará ao longo do caminho”, alerta o consultor.

4. Crie um colchão financeiro

Você pode ter o maior controle financeiro do mundo. Mesmo assim, não está livre de ter que enfrentar imprevistos e emergências. Então, ter um colchão financeiro, ou reserva de emergência, é essencial para não desestabilizar o orçamento frente a um acontecimento inesperado.

5. Comece a investir

Mais do que poupar dinheiro, é necessário adotar a mentalidade de investidor. Em outras palavras, fazer com que os juros trabalhem ao seu favor, e não o contrário. Pode parecer desafiador começar a investir, mas é possível fazer isso aos poucos, como você vai ver no próximo tópico.

Investimentos para obter sucesso financeiro

Investir é uma etapa básica do sucesso financeiro. Mas como fazer isso se você ainda não tem experiência? A dica é começar com investimentos menos arriscados e diversificar a carteira. A seguir, descubra três aplicações que podem compor o seu portfólio:

Previdência privada

Previdência privada é um investimento de longo prazo com o objetivo de complementar a aposentadoria do INSS. Com ela, você faz contribuições durante anos, e o dinheiro fica rendendo até o momento do resgate. A grande vantagem é que a alocação dos recursos é conduzida por um gestor profissional.

Fundos multimercados

Fundos multimercados são fundos de investimento que combinam diferentes tipos de ativos em uma única carteira, como ações, câmbio e renda fixa, por exemplo. Dessa forma, o investidor diversifica as aplicações e mescla diferentes níveis de risco e rentabilidade.

Tesouro Direto

Os títulos públicos do Tesouro Direto estão entre os investimentos mais seguros  — o que é ideal para quem está começando. Na modalidade, você empresta dinheiro para o Tesouro, que o devolve com o acréscimo de juros.

No Tesouro Direto, o investimento é em renda fixa. Entre as vantagens, está o fato de que é possível começar a investir com R$ 30, e o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento. 

A partir dessas dicas, que tal iniciar seus investimentos para alcançar o sucesso financeiro? Se as dicas do artigo foram úteis, compartilhe.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *