Como tirar a segunda via do imposto de renda?

Home / Como tirar a segunda via do imposto de renda?

Saber como solicitar a segunda via do imposto de renda pode ser fundamental na hora de manter os seus registros fiscais, especialmente caso você precise fazer a contestação de algum valor de restituição.

Para que você saiba como fazer e não tenha problemas em solicitar a segunda via do imposto de renda, preparamos o artigo abaixo. Nele, você irá descobrir quais são os motivos para a solicitação da segunda via e os documentos necessários para isso.

Quais são os motivos para se pedir a segunda via do imposto de renda?

Sempre que o contribuinte faz a declaração de imposto de renda (IR), o programa da Receita Federal gera um recibo de entrega. Neste recibo constam as principais informações pessoais, o resumo da declaração e, o mais importante, o número de identificação da declaração.

Utilizando as informações contidas no recibo, o contribuinte pode fazer o acompanhamento da sua declaração e ainda conseguir realizar alterações das informações transmitidas à Receita.

Tanto a declaração quanto o recibo gerado ficam armazenados no computador ou no celular que fez a transmissão da declaração. Nesse caso, desde que você tenha o programa da declaração de IR, o processo de solicitação da segunda via do imposto de renda é bem mais fácil.

Entretanto, se você não tem mais o celular ou o computador, seja por motivo de perda, roubo, troca, venda ou qualquer outro, então será necessário fazer a solicitação por meio de outros canais.

O que é necessário para conseguir a segunda via do imposto de renda?

Conforme falamos anteriormente, existem diferentes formas de conseguir recuperar ou solicitar a segunda via do imposto de renda. Basicamente, há três maneiras de realizar o pedido, como destacamos a seguir:

  • Pelo Portal e-CAC;
  • Pelo programa da Receita Federal, seja para quem fez a declaração pelo computador ou pelo dispositivo móvel;
  • Pessoalmente em uma das unidades da Receita Federal.

A seguir falaremos sobre cada um desses canais e explicaremos os passos que devem ser seguidos para solicitar a segunda via do imposto de renda.

Portal e-CAC

O primeiro deles é pelo Portal e-CAC, uma página que está sob administração da Receita Federal. Aliás, por meio deste portal você terá acesso não apenas aos dados da declaração do imposto de renda, mas também a outras informações relacionadas à Receita, tais como: declarações enviadas, débitos com a Receita Federal, processos e parcelamentos.

Vale ressaltar que é preciso ter um cadastro para acessar o portal. O cadastro é feito fornecendo-se alguns dados pessoais e o número do certificado digital da declaração de IR. Portanto, a menos que você já tenha uma senha, ou tenha o número do certificado anotado em algum lugar, essa pode não ser a melhor opção.

Computador

Outra forma de tirar a segunda via do imposto de renda é pelo computador em que a declaração foi enviada. Esta é, sem dúvida alguma, a forma mais fácil de conseguir acessar a segunda via do imposto de renda.

Nesse caso, os arquivos relacionados à declaração geralmente são salvos na mesma pasta em que o programa está instalado. Portanto, acesse essa pasta e procure os arquivos que tenham as extensões .REC (estes são os recibos) e .DEC (estas são as declarações). Você poderá abri-los e solicitar a impressão.

É importante dizer que, caso mais de uma pessoa tenha feito a transmissão da declaração do IR, o documento dela estará salvo no mesmo computador. Por isso, na hora de imprimir, certifique-se de que está imprimindo o arquivo correto.

Processo semelhante pode ser utilizado para acessar os arquivos no seu celular ou tablet, caso você tenha utilizado esta forma de envio da declaração. Dito isso, será necessário acessar a pasta de downloads do seu dispositivo móvel e clicar no arquivo do recibo. Vale lembrar que o aparelho deve ser o mesmo utilizado para o envio da declaração.

Pessoalmente

Se você não tiver sucesso em nenhuma das formas mencionadas anteriormente, ou mesmo não possuir o certificado digital, você ainda poderá solicitar a segunda via do imposto de renda em uma das unidades da Receita Federal.

É preciso agendar um horário para o atendimento no Portal e-CAC ou então pelo telefone 146, que é válido em todo o território nacional. Como a declaração de IR é um documento que contém inúmeras informações pessoais, somente o contribuinte ou alguém portando uma procuração poderá retirar a segunda via.

Documentos necessários para emissão da segunda via

Como dissemos, o certificado da declaração de IR é fundamental na hora de solicitar a segunda via. Entretanto, se você não possuir esses números e precisar solicitar a informação pessoalmente, lembre-se de que deverá levar seus documentos pessoais como forma de comprovação da sua identidade.

Os principais documentos pessoais de identificação são o RG ou a CNH – é imprescindível que seja um documento com foto recente. Além disso, é fundamental que você também tenha em mãos o número do seu CPF. Algumas pessoas têm essa informação no RG; se esse for o seu caso, então apenas esse documento será necessário.

Dicas finais

Neste artigo, você aprendeu em que situações é possível solicitar a segunda via do imposto de renda. Além disso, também entendeu por que é importante ter cuidado e atenção na hora de salvar ou guardar o seu recibo da declaração.

Uma das formas de manter os documentos guardados é imprimir o recibo e guardá-lo em local seguro, junto com outros documentos. Entretanto, se você não possui impressora ou não quiser imprimir, é fundamental que salve o arquivo em uma pasta que possa ser facilmente rastreada.

No entanto, a dica principal é que, além da cópia física, você mantenha uma cópia no computador, podendo também enviar um e-mail para você mesmo, ou ainda utilizar algum serviço de nuvem (cloud). Vale lembrar que a Receita Federal recomenda que os documentos sejam mantidos por pelo menos cinco anos.

Acessando o blog da Sua Previdência Privada você terá mais dicas para garantir uma aposentadoria financeiramente estável, ter mais controle sobre sua vida financeira e ainda algumas dicas para ter uma boa qualidade de vida.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.