Entenda a renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado

Home / Entenda a renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado

A renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado é um plano que oferece estabilidade financeira para quem contrata e para os seus familiares. Isso porque, nesse tipo de previdência, o titular do plano recebe uma renda vitalícia após se aposentar. Depois do falecimento do titular, esses rendimentos são pagos aos beneficiários indicados pelo contratante no plano. 

Embora seja uma excelente alternativa, é importante analisar os prós e contras desse plano antes de fazer qualquer contratação. Confira o artigo abaixo e saiba mais sobre o funcionamento da renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado e quais são as principais vantagens e desvantagens do plano. 

Contratação da renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado

Na renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado, o contratante recebe o valor mensal por toda a vida, a partir da data estipulada no contrato. Em caso de falecimento, o beneficiário indicado no plano de previdência recebe um percentual da renda por tempo vitalício.

Contudo, caso o beneficiário venha a falecer antes do contratante e durante o recebimento da renda, a reversibilidade é extinta. Ou seja, o contratante não receberá compensações ou devoluções das quantias pagas. 

Portanto, a renda reversível ao beneficiário indicado é uma excelente fonte de renda para você e sua família no futuro. Mas, antes de contratar esse plano de aposentadoria, é importante levar em consideração três aspectos: 

  • Prazo do investimento: os planos de previdência privada mais atrativos são aqueles em longo prazo, pois oferecem bons retornos financeiros e benefícios fiscais. Quanto maior for o tempo da aplicação, menor é a alíquota cobrada pelo IR;
  • Taxas cobradas no plano: as seguradoras costumam cobrar dois tipos de taxa: a de carregamento e a de administração financeira. Os percentuais variam de instituição para instituição, por isso o ideal é fazer comparações e optar pelas menores taxas;
  • Reputação da seguradora ou instituição bancária: como a previdência privada é um investimento em longo prazo, certifique-se de que a seguradora é confiável e tem uma boa reputação no mercado. 

Para tomar uma boa decisão, vale a pena buscar a orientação de um assessor de investimentos. Esse especialista está preparado para analisar o seu perfil e planejar a aposentadoria ideal para os seus objetivos. Ele também pode elaborar um planejamento orçamentário, sugerir a idade da aposentadoria e a fração da renda de cada beneficiário. 

O assessor pode ajudar não somente na escolha do fundo, mas também na escolha da seguradora, do tipo de plano de previdência, da escala tributária, entre outros detalhes.

Saiba qual previdência privada desconta no imposto de renda!

Vantagens da renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado

Como vimos acima, a renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado é uma ótima alternativa para manter um padrão de vida alto quando sua aposentadoria chegar, assim como para garantir o suporte financeiro dos familiares no caso de falecimento. Portanto, é um investimento que garante a segurança do contratante e do beneficiário no futuro. 

No caso de falecimento do contratante, o valor do montante investido é pago de maneira vitalícia para os beneficiários do plano. O recebimento dessa renda mensal, principalmente em um momento que a família precisa, proporciona grande tranquilidade e segurança. 

Outra vantagem desse tipo de investimento é a formação de reserva financeira ao longo da vida. Os planos de previdência privada permitem aplicações em fundos de investimento lucrativos, capazes de aumentar o montante investido durante todo o período. 

Esse tipo de plano também estimula a educação financeira, porque o contratante deve planejar o futuro financeiro e ter disciplina para contribuir mensalmente no plano durante o período de acumulação. São esses investimentos mensais que o ajudarão a realizar os projetos de vida e conquistar a segurança financeira na aposentadoria. 

Confira abaixo outros benefícios da renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado

  • Investimento do montante em fundos lucrativos, realizados pelas seguradoras;
  • Benefícios fiscais para aplicações com período superior a 10 anos;
  • Possibilidade de escolha de um ou mais beneficiários do montante, após o falecimento do contratante.

Confira aqui outros motivos para contratar previdência privada.

Desvantagens da renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado

Embora apresente vários benefícios, também é importante analisar as desvantagens da renda reversível ao beneficiário indicado. A principal delas é o cálculo de risco do plano de previdência privada, pois ele pode reduzir o valor dos rendimentos, a depender, por exemplo, da idade do beneficiário. 

Outro risco desse tipo de renda é a morte do beneficiário antes do segurado. Nessa situação, não é possível adicionar no contrato outro beneficiário ou receber qualquer tipo de reembolso por parte da seguradora. 

A renda vitalícia também não é uma boa opção para quem necessita sacar o valor da previdência privada em curto prazo. Isso porque, na previdência privada, são cobradas as tributações das tabelas progressiva (alíquotas de 0% a 27,5%) e regressiva (alíquotas de 35% a 10%). 

A alíquota é descontada no momento do resgate, e a porcentagem varia com o tempo em que o dinheiro estava aplicado. Na prática, quem retira o saldo da aposentadoria em curto prazo paga uma taxa maior. 

Os planos de aposentadoria privada também possuem um prazo de carência para o resgate do valor. Geralmente, quem solicita o dinheiro antes desse período precisa pagar uma multa para a seguradora. 

Também é preciso ficar atento pois os planos de aposentadoria privada não são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Isso significa que, se o banco ou a seguradora for à falência, o contratante perde o valor investido. 

Para evitar que isso aconteça, é importante verificar a reputação da seguradora e sua solidez no mercado, assim como as taxas cobradas e os tipos de plano que ela oferece.

Como você pode perceber, a contratação da renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado é uma alternativa para garantir sua segurança financeira e a de sua família no futuro. Mas, antes de contratar esse tipo de aposentadoria, analise os prós e contras que ela oferece e, se possível, conte com a ajuda de um especialista. Também é importante estar atualizado quanto às mudanças previdenciárias do país. Pensando nisso, leia nosso artigo INSS ou previdência privada: qual rende mais?.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.