Renda financeira: aprenda como viver somente com investimentos

Home / Renda financeira: aprenda como viver somente com investimentos

Quem nunca ouviu a afirmação “Não trabalhe pelo dinheiro, faça o dinheiro trabalhar por você”?

Independência financeira muitas vezes parece um sonho longe de se alcançar, não é mesmo? Uma das formas de chegar a esse estágio é por meio dos seus investimentos. Apesar de parecer um assunto complicado e difícil, não é. Claro que precisamos ter foco, planejamento e determinação, e isso vai fazer toda a diferença nessa busca. 

Neste artigo, ensinaremos maneiras de viver somente com a renda financeira de investimentos. Confira!

O que é renda financeira?

O conceito se refere a um determinado valor em dinheiro que uma organização ou pessoa física recebe periodicamente pela rentabilidade de um bem, investimento ou comercialização de um produto/serviço.

Por que precisamos pensar em renda financeira?

É de extrema importância se planejar para garantir uma vida financeira segura. Em outras palavras, trata-se de uma estratégia para evitar instabilidades e não depender apenas da aposentadoria concedida pelo governo.

Mas, afinal, como planejamos um futuro melhor? Para isso, a construção de uma renda financeira é essencial. Pode ser por meio de investimentos, entrando no mercado financeiro, estudando todas as modalidades de aplicações, com disciplina e foco, economizando o salário e estipulando metas para que no futuro você atinja o seu objetivo.

O primeiro passo para investir em renda financeira é:

Entender o seu perfil investidor, até porque os seus primeiros passos vão depender e muito do tipo de investidor que você é. Faça um autoestudo e descubra se você combina mais com os investidores de risco ou com os conservadores.

Antes de mais nada, fique tranquilo: não existe certo ou errado aqui. Porém, uns optam pelo crescimento moderado e mais seguro, enquanto outros apostam alto para chegar mais rápido a seus objetivos — claro, com muito mais risco.

Depois, é só escolher um fundo de investimento ideal para seu perfil!

5 maneiras de investir para viver de renda financeira

1.    Investimento de renda fixa

CBD (Certificado de Depósito Bancário) — você empresta dinheiro ao banco, que, por sua vez, empresta para outras pessoas com juros mais altos. Importante: quanto menor for a liquidez, maiores serão os ganhos a longo prazo.

2.    Investimento de renda fixa

LCI  (Letra de Crédito Imobiliária)  —  você empresta dinheiro para o financiamento de imóveis por meio dos bancos. Pode ser muito lucrativo a longo prazo, além de ser uma ótima opção para diversificar as aplicações.

3.    Investimento de renda fixa

COE  (Certificado de Operações Estruturadas) — você empresta dinheiro para

um banco, que irá reinvestir uma parte do valor em investimentos fixos e outra em variáveis. E, caso o dinheiro investido tenha algum rendimento, esse capital retorna para você. Porém, se o investimento não for rentável, o valor inicial do investimento é devolvido pelo banco.

4.    Investimento de renda variável

Câmbio é um tipo de investimento diferenciado, em que você troca o real por moeda estrangeira. Pode ser muito lucrativo a longo prazo, pois há grande oscilação no mercado e constante desvalorização do real.

5.    Investimento de renda variável

Uma opção pode ser investir em ações de grandes empresas pela Bolsa de Valores.Trata-se de aplicações de risco que podem trazer grandes rendimentos. Aqui os lucros também dependem das oscilações do mercado.

Como saber quanto preciso para viver de renda?

Para você realmente viver de renda financeira, será necessário muito planejamento. Por exemplo, saber o seu custo de vida anual e quanto deseja ganhar por mês no futuro, além de fazer um acompanhamento dos seus gastos fixos e variáveis.

Dessa forma, você conseguirá colocar na ponta do lápis um valor baseado no seu custo de vida. Lembre-se: o ideal é sempre ultrapassar a meta, pois imprevistos acontecem.

Portanto, para garantir uma vida financeira saudável, estabeleça uma meta e sonhe alto. Com muita dedicação, você tem a chance de transformar uma expectativa do futuro em realidade.

É possível viver de juros?

Sim, é possível! O juro é igual a uma sementinha: quanto mais você rega, mais ela cresce. Até que, no futuro, vira uma árvore e começa a dar frutos. Que tal deixar aflorar o investidor que existe em você? Quanto antes você começar, mais cedo irá descobrir.

Agora confira um passo a passo para começar a sua busca pela independência financeira:

1 – Controle seus gastos mensais.

2 – Depois de abrir mão de tudo o que é supérfluo, invista esse dinheiro todos os meses.

3 – Crie um portfólio diversificado (divida seu investimento em algumas partes e invista em diferentes produtos).

4 – Defina objetivos (ex: em quanto tempo você quer viver somente de seus investimentos? Qual é o valor ideal para investir mensalmente para chegar ao seu objetivo?).

5 – Tenha paciência: esse é um caminho longo a ser percorrido. Você precisa ter foco. Quanto mais perseverança tiver nessa caminhada, mais perto estará do seu objetivo final.

Gostou e quer saber mais como se tornar um investidor de sucesso? Confira o que temos para você aqui!

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *