Quanto economizar do salário por mês?

Home / Quanto economizar do salário por mês?

Quanto economizar do salário por mês?

29/04/2020 | Uncategorized | Nenhum comentário

economizar do salário por mês

Educação financeira: um assunto que rende muito, literalmente. Quanto economizar do salário? E como fazer isso? Se essas questões já passaram pela sua cabeça, e você quer elaborar um plano para colocar isso em prática, confira como fazer neste artigo.

Lições da educação financeira

Para os economistas, a técnica de quanto economizar do salário para poupar pode vir com vários percentuais. São os métodos 50/30/20, 50/15/35, 50/40/10 e assim por diante.

Esse números significam que você deve separar a sua renda em três categorias:

  • gastos fixos e essenciais, como aluguel e alimentação
  • lazer e gastos não essenciais, como viagens ou sair para jantar
  • poupar

Os percentuais podem variar de acordo com a linha de pensamento de cada economista, mas a principal lição aqui é fazer essa divisão da renda nestas três categorias.

O quanto você vai alocar para cada uma vai depender muito da sua realidade financeira, por isso, encontre uma que faça mais sentido para você!

O importante é que todo mês você consiga poupar algum valor fixo, e isso fica muito mais fácil quando há uma programação compatível com a sua renda mensal.

Lembrando que quem tem dívidas, em um primeiro momento, não deve poupar, mas sim preocupar-se em quitá-las primeiro.

Isso porque não faz sentido guardar dinheiro e pagar juros da dívida, porque, geralmente, a rentabilidade de qualquer aplicação financeira será bem menor do que os juros imputados na dívida.

Elabore um plano para você

Feito o planejamento financeiro, é importante destacar que a educação financeira vai muito além de definir o quanto economizar do salário. Ela envolve um conjunto de ações, como cortar gastos, rever prioridades e investir, algo que, com o passar do tempo, se tornará um hábito.

Antes de elaborar o seu planejamento financeiro, coloque todos os seus custos fixos no papel – ou em uma planilha no computador. É importante visualizar cada uma dessas despesas, assim você consegue obter um panorama da sua situação e sabe para onde seu dinheiro está indo (e consegue enxergar boas oportunidades para economizar).

Agora é hora de fazer o planejamento financeiro para saber o quanto economizar do salário. Isso significa antecipar e desenvolver estratégias para atingir metas, além de ir fazendo ajustes neste plano ao longo do tempo. Para isso, listamos quatro estratégias para começar a fazer o seu plano. Confira:

  • Tenha clareza da situação atual em que se encontram as suas finanças: quanto ganho e quanto gasto?
  • Conhecendo as suas despesas, crie um teto de gastos para cada uma delas, mantendo o fluxo de dinheiro em partes essenciais e cortando gastos desnecessários.
  • Crie metas a curto (até 1 ano), médio (1 a 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos). As metas mais rápidas, se atingidas, dão aquele incentivo para permanecer nas mais longas.  
  • Faça um plano de investimentos, estabelecendo percentuais da sua renda líquida para serem investidos em diferentes aplicações, como para a reserva de emergência, previdência e outros, que vão de acordo com o perfil de investidor de cada um (ações, renda fixa ou fundo imobiliário, por exemplo).

Quer saber mais como planejar o seu futuro financeiro? Clique aqui.

Poupar para quê?

Muitos são os benefícios para aqueles que conseguem fazer um bom planejamento financeiro, e, por consequência, poupar ao longo da vida.

Além de melhorar os hábitos de consumo, evitando comprar coisas desnecessárias, o controle financeiro traz segurança para a família, evitando dívidas que minam a qualidade de vida, além de trazer estabilidade e segurança para uma aposentadoria tranquila.

Para quem está começando agora o seu planejamento financeiro e quer saber o quanto economizar do salário, essa atitude deve ser gradual, sem um impacto brusco na vida familiar. Assim, é menos provável que você abandone o plano logo no começo.

Reserva para emergências

Sendo assim, nesse primeiro momento, o que você deve ter em mente é formar uma reserva de segurança para emergências. O ideal seria economizar 10% dos gastos que você já tem para a reserva de segurança. Mas, se não for possível, comece destinando 10% do seu salário líquido para tal.

A reserva de segurança é importante para aqueles momentos de aperto, caso aconteça algum imprevisto, como um carro quebrado, que precisará ser consertado, ou uma doença na família, que terá custos extras, evitando desta forma que você contraia dívidas.

Portanto, formar a reserva de segurança deve ser a sua prioridade. E essa meta é de médio prazo.

Se você poupar 10% de seu salário, em dois anos e meio você terá acumulado três meses de salário, mais a rentabilidade. O ideal é que a reserva de emergência corresponda a cerca de seis meses a um ano de despesas essenciais de uma pessoa.

Como o objetivo da reserva de emergência é ter um recurso que esteja disponível a qualquer momento em caso de necessidade inesperada, aposte em aplicações seguras e com liquidez.

Reserva para a aposentadoria

Tão importante quanto a reserva de segurança é a reserva de aposentadoria.

Ela acontece quando você conquista a sua independência financeira, ou seja, quando as suas reservas são o suficiente para manter a qualidade de vida que você tem hoje. Por isso, tenha em mente que esta é uma meta a longo prazo.

Mais importante do que o quanto você vai poupar para esta reserva é a disciplina de investir sempre, mesmo que seja pouco.

Um bom destino para esse dinheiro são os planos de previdência privada. Confira aqui as principais dúvidas sobre seus investimentos para a aposentadoria.

Reserva para sonhos e objetivos

Em paralelo à reserva para a aposentadoria,  o quanto economizar do salário para esta categoria vai depender do que você tem em mente para objetivos específicos. Pode ser uma viagem, o casamento dos sonhos ou a abertura de um negócio.

Sendo assim, o valor é definido de acordo com o prazo de realização do sonho e o quanto você vai precisar para realizar este sonho.

O ideal é que você poupe para as três reservas simultaneamente, mas, se não for a sua realidade financeira neste momento, comece pela reserva de emergência, e depois passe para as demais.

Dicas de como poupar

Disciplina e compromisso são palavras que acompanharão você nesta jornada. Mas temos dicas objetivas que o ajudarão a colocar em prática o seu planejamento financeiro de quanto economizar do salário:

  1. Anote seus gastos: assim, você consegue ver exatamente para onde seu dinheiro está indo, e pode cortar despesas desnecessárias.
  1. Faça uma lista antes de ir ao mercado: essa é outra medida para evitar comprar coisas de que não precisa, além de evitar acúmulo de alimentos na despensa, que algumas vezes podem até estragar.
  1. Pague todas as contas assim que receber o salário, além de separar o que será poupado logo no começo, para evitar que você gaste com outras coisas, e planeje suas despesas para caberem no resto do salário.
  1. Use o cartão de crédito com cuidado: esse meio de pagamento pode dar a falsa sensação de renda extra, e gastar o que não se tem pode ser muito perigoso. Afinal, você terá que quitar essa dívida uma hora, e, se for paga em atraso, virá com juros altos, que podem virar uma bola de neve.
  1. Abra uma conta à parte para guardar o dinheiro. Assim, esse recurso não se mistura com os seus compromissos mensais, e você não corre o risco de acabar gastando o que seria a economia do salário daquele mês.
  1. Gastou mais do que deveria em um mês? Tente compensar no outro, apertando os gastos. E o mais importante: não existe fórmula mágica que faça o dinheiro render mais, mas sim hábitos essenciais que podem ser adotados.

Afinal, quanto economizar do salário por mês?

Como dissemos acima, tudo vai depender da sua realidade financeira.

Portanto, escolha porcentagens reais para destinar à sua poupança. Antes de tudo, pense que você vai começar a economizar, e depois de um tempo é que vai destinar um valor para cada coisa.

Poupar e investir, como vimos, são práticas que levam um certo tempo para que se colham os frutos.

Pode ser difícil pensar a um prazo tão longo, mas quanto antes você começar a se planejar e a economizar, melhor.

Confira aqui na Sua Previdência Privada todas as informações necessárias para escolher o melhor plano de previdência para a sua realidade!

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *