Qualidade de vida: 6 dicas para alcançar dias melhores

Home / Qualidade de vida: 6 dicas para alcançar dias melhores

Qualidade-de-vida

A qualidade de vida é uma busca constante, fruto das nossas escolhas e dos nossos hábitos. Ela poderia ser resumida a viver bem, mas sabemos que esse conceito tem múltiplas interpretações.

Independentemente de qual seja a sua definição, o importante é aprender como ela pode ser desenvolvida e alcançada. E é exatamente sobre isso que falamos neste artigo.

O que é qualidade de vida?

Ainda que existam tentativas para mensurá-la, como faz o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, a qualidade de vida tem um conceito complexo e relativo.

Da mesma maneira que ela pode significar para você independência e uma boa condição financeira, para outra pessoa pode estar relacionada a ter saúde e estar próximo da natureza. Ninguém está errado. Afinal, estamos falando da perspectiva de cada um sobre o que é viver bem.

Na verdade, o resumo do termo, talvez, seja justamente a junção de todos esses elementos e mais alguns outros: saúde física, mental e financeira, autoestima, contato com a natureza, grau de independência, satisfação profissional e sucesso nas relações pessoais.

Por que a qualidade de vida é importante?

A vida passa rápido demais – e tem passado cada vez mais rápido! Portanto, por que não fazer dessa experiência algo prazeroso e saudável?

É claro que sempre vão haver desafios para enfrentar, mas o seu bem-estar deve ser encarado como uma prioridade. Além disso, a qualidade de vida está atrelada ao sucesso em diversas áreas. Então, ela deve servir como estímulo para um futuro melhor.

8 benefícios de uma vida com qualidade

Para confirmar a importância de focar na sua qualidade de vida, separamos 8 benefícios proporcionados por ela:

  1. Saber aproveitar as pequenas vitórias
  2. Ter saúde financeira
  3. Manter em dia a autoestima e a motivação
  4. Alcançar os objetivos pessoais e profissionais
  5. Construir vínculos pessoais verdadeiros e duradouros
  6. Valorizar o equilíbrio em todas as instâncias da vida
  7. Desfrutar de uma vida mais saudável, com uma alimentação balanceada e prática regular de exercícios
  8. Contar com a tranquilidade necessária para planejar o futuro

Como melhorar a qualidade de vida: 6 dicas

Diante de tantas vantagens, não há razão para não buscar qualidade de vida. Com estas 6 dicas você chega lá. Confira!

1. Trabalhe com algo que te dê prazer

Sua atividade profissional não pode ser vista como algo protocolar e obrigatório, muito menos como um martírio. Se for assim, você nunca vai sentir prazer no que faz e sentimentos negativos serão uma constante em sua vida.

Por isso, é importante trabalhar com a sua vocação. Dessa forma, o seu expediente vai ser mais um período feliz do seu dia.

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”, já dizia o grande pensador e filósofo Confúcio.

2. Priorize a sua saúde

Gostar tanto do trabalho só tem um risco: se tornar um workaholic e dar menos atenção a outras áreas da vida.

A saúde, por exemplo, deve sempre ser uma prioridade. Logo, nada de dar desculpas de estar sem tempo para fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação ou realizar exames médicos periódicos.

3. Aprenda a gerenciar bem o tempo

Com o gerenciamento correto do tempo, há horas suficientes em um dia para dar conta de tudo o que há de importante, inclusive, descansar e relaxar.

Saber administrar o tempo é fundamental para a melhora da qualidade de vida, pois torna-se possível elencar prioridades, projetar a duração de cada atividade e, assim, controlar a ansiedade e a procrastinação, por exemplo.

4. Cuide das suas finanças

Ainda que o dinheiro não compre a felicidade, desfrutar de uma boa saúde financeira é essencial para a melhora da qualidade de vida.

A correta gestão do orçamento possibilita o controle eficiente dos gastos, a fuga do endividamento e a aplicação correta dos seus ativos, evitando, entre outras questões, o estresse financeiro, que trazem consequentemente também muitos problemas emocionais.

5. Tenha metas

Para ajudar a cuidar das suas finanças, é importante definir metas. Além de incentivar você a poupar e a investir, elas servem de estímulo para a sua vida. Os sonhos são os grandes combustíveis da qualidade de vida e, cada vez que eles são alcançados, trazem uma maior sensação de plenitude.

6. Planeje o seu futuro

A qualidade de vida também tem muito a ver com a capacidade de encarar o futuro com tranquilidade e segurança.

Garantir a sua aposentadoria por meio do investimento em um plano de previdência privada, por exemplo, pode poupar muito estresse, ansiedade e noites em claro preocupado com o amanhã.

Isso porque estamos falando de uma aplicação altamente rentável e descomplicada que vai garantir a você a manutenção do seu padrão de vida.

Para saber mais sobre a modalidade, acesse a Sua Previdência Privada, tire suas dúvidas e conte com um suporte especializado. Por meio dos nossos conteúdos exclusivos, você vai ter à sua disposição os subsídios necessários para planejar o seu futuro e assegurar a sua qualidade de vida por mais tempo.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *