O que é o método QP2A e como ele pode melhorar suas finanças

Home / O que é o método QP2A e como ele pode melhorar suas finanças

QP2A

As compras por impulso, infelizmente, fazem parte da realidade de muitos brasileiros e, além de atrapalhar as finanças da casa, chegam a se transformar em grandes endividamentos. O método QP2A é um recurso que pode ser usado na prevenção desse problema.

Com nome que parece o de um robô, esse método é, na verdade, uma sigla que envolve premissas a serem cumpridas antes de efetuar uma compra ou investimento: quero, agora, posso, caro, sim ou não.

Essa atitude isolada parece simples, mas é responsável por uma análise que vai fazer toda a diferença na rotina de suas compras. Além disso, vai ter influência também no seu orçamento familiar e planos financeiros futuros.

Neste artigo, vamos trazer os detalhes de como funciona o método QP2A, para ser colocado na prática o quanto antes no cotidiano de suas compras, o que pode ser uma boa opção para se distanciar do estresse financeiro.

Quais as consequências de comprar compulsivamente?

O gasto compulsivo é um problema que atinge um número muito grande de famílias brasileiras. São ações que costumam ter consequências negativas para o bom andamento das finanças de um lar e, consequentemente, no bem-estar de seus integrantes.

Compras desnecessárias acarretam no aumento nas dívidas, esgotamento de economias ou mesmo impedimento da prática de guardar dinheiro, por exemplo, para uma reserva de emergência.

Em muitos casos, o ato de adquirir compulsivamente novos produtos está ligado também a um componente psicológico, ou seja, pessoas que tomam essas atitudes de consumo com base em sentimentos – tristeza ou euforia.

Portanto, além de problemas de ordem financeira, existem questões mais profundas ligadas ao ato do consumo desenfreado. É importante que o indivíduo tenha consciência desse problema e de seus desdobramentos, para que além de tomar medidas para se educar  nessa questão, também possa buscar uma ajuda mais direcionada, se for o caso.

Do ponto de vista das práticas para reduzir as compras desnecessárias, o método QP2A é uma ferramenta importante para diminuir essas saídas de capital.

O que é o método QP2A?

O nome QP2A refere-se, na verdade, a cinco perguntas com as iniciais que formam essa palavra.

Trata-se de uma metodologia simplificada que pode entrar em jogo no momento em que uma compra (compulsiva ou não) está prestes a ser realizada.

Nesse sentido, as respostas “Sim” e “Não” para cada um dos questionamentos vão formar um método fácil e rápido de conduzir a gestão dos seus gastos. Tendo o método QP2A “no bolso”, você pode economizar um bom dinheiro e conduzir melhor os rumos da sua economia pessoal.

As perguntas que compõem o método QP2A são: Quero? Preciso? Agora? Posso? Está caro?

É evidente que não se trata de uma fórmula matemática, mas o simples exercício de questionamento antes da compra pode ser consolidado como uma boa prática necessária e saudável para os mais diversos momentos da vida.

Com o passar dos tempos, esses procedimentos passam a ser automáticos e isso terá resultados práticos nas suas finanças pessoais.

O QP2A na prática também vai trabalhar uma definição muito importante para os mais diversos níveis do consumo em nosso dia a dia. Que é saber, justamente, a diferença do que é necessidade e de um simples desejo.

Quanto mais o seu consumo se afastar do desejo, mais conscientes serão suas compras e o investimento do seu capital – abrindo espaço para uma série de outras possibilidades como, por exemplo, a economia de uma parcela do seu salário a cada mês.

Quais os resultados do QP2A no seu dia a dia?

Com o passar do tempo, o método QP2A será utilizado de forma natural por você e integrantes da sua família. Dessa forma, há uma probabilidade maior de que uma série de problemas financeiros ligados a esses excessos deixem de fazer parte da sua rotina.

Um exemplo são as dívidas e uma consequente inadimplência. Com a diminuição dos gastos, itens como cartões de crédito e os numerosos boletos deixam de ser um empecilho constante nas planilhas da casa.

Com o uso do QP2A, as metas e objetivos práticos de uma casa voltam a fazer parte da rotina. Que tal voltar a pensar no futuro, com estudos e aquisições diversas?

Ao economizar nas compras desnecessárias, sobra dinheiro para investir em opções mais rentáveis de investimentos, além da possibilidade de seconhecer novos produtos e passar a depositar os valores que estariam nos bens de consumo nesses tipos de ativos, que vão lhe trazer bons rendimentos futuros.

Enfim, falar sobre o QP2A significa trabalhar a autoavaliação e a reflexão no momento da compra. Uma dinâmica que só traz benefícios para o seu planejamento financeiro pessoal.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Sua Previdência Privada para ter acesso a novos artigos exclusivos.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *