Planejamento financeiro para casal: passo a passo para o sucesso

Home / Planejamento financeiro para casal: passo a passo para o sucesso

Fazer planejamento financeiro para casal é um desafio ainda maior do que gerenciar o orçamento pessoal. Mas não precisa ser uma dor de cabeça. Com boa dose de organização e comprometimento, é possível otimizar as finanças a dois.

Entre as medidas essenciais, estão o mapeamento das despesas e receitas e a criação de objetivos individuais e conjuntos. Além disso, a percepção de como os hábitos financeiros impactam na vida do outro pode fazer uma grande diferença nessa organização.

Parece complicado? Você vai ver que não é tão difícil. Descubra o passo a passo simplificado para o planejamento financeiro para casal.

Planejamento financeiro para casal: por onde começar

Na sequência, confira dicas úteis para construir um planejamento financeiro para casal:

1. Integre o planejamento financeiro

Fazer o planejamento financeiro em conjunto é essencial para adquirir uma visão do orçamento do casal. Aqui a ideia é registrar a renda de cada um, despesas em conjunto relativas à casa e despesas individuais. 

A partir desse mapeamento, é possível avaliar o custo de vida, negociar dívidas (se houver) e fazer possíveis reduções e cortes no orçamento. Em outras palavras, o intuito é otimizar as finanças.

2. Defina responsabilidades

Também é importante definir responsabilidades em relação ao orçamento. Ou seja, estabelecer quem será responsável por determinadas contas.

Se ambos tiverem rendas semelhantes, a divisão igualitária é adequada. Mas nem sempre é o caso. Se houver disparidade no salário, é interessante que as contas mais altas fiquem com aquele que ganha mais.

3. Crie objetivos financeiros

No planejamento financeiro para casal, é fundamental estabelecer objetivos  — tanto pessoais quanto em conjunto. É o que afirma o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, no livro Casais inteligentes enriquecem juntos (Editora Sextante, 2014).

“Conversar não resolve o problema se o tema dinheiro não estiver ligado ao assunto dos objetivos”, afirma o autor. Segundo ele, é necessário que ambos conheçam as metas e aspirações um do outro, para que conquistas futuras não se tornem frustrações para um dos lados. 

A dica, então, é definir os objetivos, sempre respeitando as metas de prazo mais longo.

4. Aprenda sobre gestão financeira

Em artigo para o site Investopedia, Marguerita Cheng, diretora executiva da Blue Ocean Global Wealth, afirma que a alfabetização financeira é essencial para que o casal entenda como suas crenças afetam as decisões financeiras e, consequentemente, os reflexos disso na vida um do outro.

“Quando você faz parte de um casal, a alfabetização financeira deve incluir planejamento financeiro pessoal, criação de orçamento, estabelecimento de metas e gerenciamento da dívida — não apenas porque é a coisa “certa” a ser feita, mas porque suas decisões afetarão seu parceiro”, destaca a autora.

Tecnologia para o planejamento financeiro do casal

Agora que você sabe como fazer o planejamento financeiro para casal, é hora de conhecer algumas ferramentas que tornam o processo mais fácil e rápido. A ideia é que ambos utilizem uma conta única nas plataformas para gerenciar o orçamento. Selecione a sua preferida e teste na rotina:

Organizze

A Organizze permite controlar o dinheiro em tempo real: gerenciar contas, definir metas por categorias, analisar relatórios financeiros, fazer conciliação bancária e controlar todos os cartões. Além disso, é possível definir alertas de contas a pagar e a receber. O app está disponível no Google Play e na App Store.

Minhas Economias

Outro gerenciador financeiro é o Minhas Economias, que permite controlar gastos e receitas, criar orçamentos e gerenciar cartões de créditos e investimentos. Uma funcionalidade interessante é o gerenciador de sonhos, que permite planejar objetivos financeiros.

A plataforma pode ser usada tanto no desktop, no computador, quanto por aplicativo, no dispositivo móvel.

Guiabolso

Com o app Guiabolso, você pode estimar renda e gastos mensais para controlar o orçamento, manter sob controle o planejamento financeiro para casal, agendar o pagamento de boletos e receber análises e dicas personalizadas sobre finanças. 

Um diferencial é que, por meio do aplicativo, também dá para contratar outros produtos financeiros da empresa, como empréstimos e investimentos.

Wisecash

Outra dica é o aplicativo Wisecash. Entre as funcionalidades, destacam-se cadastro de metas, acompanhamento de gastos e análise de relatórios e gráficos. O app está disponível no Google Play.

Previdência privada ajuda no planejamento financeiro do casal

No planejamento financeiro para casal, vale a pena considerar a contratação da previdência privada. Trata-se de um investimento de longo prazo que, na prática, funciona como uma alternativa à previdência social.

Para o casal, é uma modalidade interessante principalmente para a conquista de objetivos de longo prazo, já que o dinheiro aplicado em fundos fica rendendo por anos até ser resgatado com juros.

Mas aqui é preciso ter disciplina financeira. Como os aportes não são obrigatórios, cada um precisa definir o valor que pode direcionar para a previdência mensalmente e adotar essa conta como uma prioridade no orçamento.

A ideia é que cada um contrate o seu plano de previdência privada. E por que investir nessa aplicação? É que, na previdência privada, a gestão do investimento é feita por gestores profissionais da instituição financeira que oferece o plano. 

Então, você se preocupa em realizar os aportes, e a alocação dos recursos fica por conta desses gestores, que têm como objetivo adequar o investimento à rentabilidade desejada e à tolerância de risco do investidor.

No futuro, a vantagem é que os rendimentos podem ser usados tanto para concretizar sonhos em conjunto quanto para garantir renda extra para cada um.

E aí, foram úteis as dicas deste artigo? Ficou mais claro como fazer seu planejamento financeiro para casal? Compartilhe com o seu parceiro para colocar as medidas em prática.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.