Mindset da riqueza: como usar a mente para vencer na vida

Home / Mindset da riqueza: como usar a mente para vencer na vida

Você sabia que a forma como sua mente encara o mundo pode influenciar os resultados das suas finanças? Por isso,  vale a pena conhecer e desenvolver na sua vida o mindset da riqueza.

Para isso, portanto, é importante dar um passo atrás e conhecer, primeiramente, o conceito de mindset e os motivos que levaram essa proposta a ser aplicada em tantos segmentos diferentes – nos negócios, nos estudos, na carreira etc.

Paralelamente, é hora de identificar, no seu estilo de vida, sinais que mostrem como sua mentalidade está se posicionando diante de novos desafios econômicos. Talvez seja o momento certo de aplicar o mindset da riqueza em busca de novos desafios.

A prosperidade pode, sim, estar ligada à mentalidade. Então, entenda esses conceitos e faça uma avaliação que pode surtir bons resultados financeiros para você e sua família. 

O que é mindset

Na educação, nos negócios, na administração, na gestão dos relacionamentos interpessoais, na realização de sonhos. O termo Mindset está cada dia mais presente em explicações, mentorias e estudos com o objetivo de levar mudança a vida das pessoas.

Mas, antes de falarmos do Mindset da Riqueza, que tal entender um pouco mais desse conceito, que pode ter sua popularização creditada aos esforços da PhD em psicologia pela Universidade de Stanford, Carol S. Dweck.

Aliás, foi com base no livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, de sua autoria, bem como de sua palestra no aclamado TED Talks, chamada de O poder de acreditar que se pode melhorar. Carol difundiu os conhecimentos sobre o tema nas mais diversas camadas, possibilitando estudos e melhorias diversas.

Nesse contexto, é possível definir Mindset como um modelo mental, a forma como os pensamentos, crenças e valores podem direcionar os rumos de sua trajetória pessoal, intelectual e profissional. 

E ter o pleno conhecimento dessas características pode ser uma ferramenta construtiva para buscar melhorias para o seu aperfeiçoamento. Quem tem o interesse em buscar esses novos horizontes, passa a ser adepto de um Mindset de crescimento.

Quem encara o modelo mental como algo imutável, sem a menor chance de alguma transição, recebe as características do Mindset fixo – que pode ser algo negativo para uma eventual mudança em sua trajetória. 

Enfim, este artigo que produzimos anteriormente, traz mais informações sobre o que é Mindset Financeiro, assunto que vamos discutir logo abaixo, para tratar de mindset da riqueza.

Quais as características de um Mindset da Riqueza

Para estar inserido em um contexto de Mindset da Riqueza é importante, primeiramente, saber quais são as características de uma posição antagônica: o Mindset da Pobreza.

Nesse caso, existe um enfoque de maior negatividade e inferioridade, se compararmos com os outros modelos mentais. Estar no espectro do mindest de pobreza significa estar sempre mais voltado à estagnação, sem riscos e sem caminhos que viabilizem uma autopromoção, em vários aspectos da sua vida.

Para fazer parte do que prega o Mindset da Riqueza é necessário mudar seu pensamento para esse sentimento. Repare que não estamos falando de bens materiais, mas sobre a mente. 

Ter um belo carro e roupas das mais caras grifes não lhe conferem um lugar no Mindset da Riqueza. Essa conquista está no âmbito da mentalidade. 

É preciso pensar na forma como o seu dinheiro se faz presente na sua vida e ter isso em objetivos claros. Funciona como uma forma de canalizar esses valores no seu cotidiano, para colher benefícios, com o objetivo de alcançar a prosperidade. 

Um exemplo clássico que diferencia o Mindset da Riqueza está no livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki, quando o autor exemplifica, em linhas gerais, um pouco da essência do título da obra.

Enquanto o pai rico investe em ativos, em fundos e sociedades em negócios que vão lhe trazer rendimentos futuros, o dito pai pobre tem as finanças mais voltadas a passivos que vão gerar, por exemplo, dívidas. 

Esse diferencial pode ser o ponto de melhor caracterização do que define o Mindset da Riqueza. 

Como exercitar o Mindset da Riqueza

Diante do exposto, o que se pode ter como práticas presentes no contexto do Mindset da Riqueza é, primeiramente, ter uma consciência bem clara que a responsabilidade por sua condição financeira atual diz respeito a você. 

Esse tipo de protagonismo é importante para planejar os próximos passos e, também, se afastar de um sintoma do mindset de pobreza, quando é muito comum criticar e ver de forma negativa a riqueza e o sucesso alheios. 

Por fim, voltando às questões presentes como no livro Pai Rico, Pai Pobre, um bom exercício dessa mudança no modelo de pensar financeiramente é a busca por novos investimentos. 

Sair da conservadora poupança e conhecer novos produtos com melhor rentabilidade e, em alguns casos, maior risco, pode ser um movimento bastante produtivo na busca pelo autocrescimento.

Ter investimentos diversificados e com maior rendimento não significa, automaticamente, viver numa aventura econômica em que suas economias vão, simplesmente, desaparecer ou estar na corda bamba o tempo todo. 

É possível ter uma conduta mais inteligente com seus investimentos e, ainda assim, manter estilos conservadores com os valores. São características responsáveis pela composição do Mindset da Riqueza, que podem trazer mudanças positivas na sua trajetória. 

Gostou do artigo? Continue acompanhando o site Sua Previdência Privada para ter mais informações sobre gestão financeira e economia pessoal.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *