Mindfulness: melhore a produtividade com qualidade de vida

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Técnica de exercícios e de meditação com origem asiática, o mindfulness nos ensina a manter o foco no presente. O objetivo é deixar de lado a ansiedade causada por traumas passados ou por angústias futuras.

Para a maioria das pessoas, esse pode ser um desafio e tanto. Afinal, estamos acostumados a receber um número tão grande de estímulos que é fácil acabar viajando no tempo, dando saltos que vão de acontecimentos já vividos para outros que nem sequer existem.

Mas isso não acontece apenas no âmbito pessoal. Nas empresas, é comum perceber colaboradores inseguros e estressados diante das demandas e metas do dia a dia, sem saber como organizar a própria rotina. O resultado? Queda na produtividade. 

Não por acaso, a prática do mindfulness tem sido cada vez mais incentivada no ambiente corporativo. Para entender melhor como trabalho e meditação podem andar lado a lado, com resultados positivos, siga a leitura!

O que é mindfulness?

Atenção plena é a expressão que melhor traduz o conceito de mindfulness. Trata-se de um estado mental alcançado quando somos capazes de focar a consciência no momento presente, ao mesmo tempo que os nossos sentimentos, sensações corporais e pensamentos são reconhecidos e aceitos. 

Você observa e absorve tudo aquilo que se passa ao seu redor e, especialmente, na sua própria mente. Mais do que isso, toma consciência daquilo que o cerca — e somente isso, sem julgamentos. 

Três benefícios do mindfulness no trabalho

Mas e no trabalho, como o mindfulness pode ajudar? Os benefícios são muitos e bastante abrangentes. Por isso, separamos três dos mais relevantes.

1. Ajuda a desenvolver a inteligência emocional

Ao trabalhar técnicas que ajudam a focar no presente e a se conhecer melhor, a inteligência emocional é desenvolvida. Na prática, isso significa aprender a sentir, pensar e agir de forma mais consciente em relação aos próprios sentimentos e aos sentimentos dos outros. 

2. Aumenta a capacidade de concentração

O mindfulness também é ideal para quem deseja manter o foco e evitar que as distrações da rotina gerem frustração e angústia desnecessárias. É sobre concentrar esforços naquilo que pode ser feito agora, no presente. 

3. Incentiva a criatividade

A prática do mindfulness nos faz sair do piloto automático e dos julgamentos fáceis. Isso nos ajuda a desenvolver nosso potencial, permitindo-nos responder à realidade de forma mais consciente e criativa. O impacto no trabalho é imediato e facilmente percebido. 

Quatro técnicas para praticar o mindfulness

Acompanhar os movimentos da sua barriga enquanto respira é um exemplo de exercício que pode ser adotado na rotina e que ajuda a alcançar os benefícios oferecidos pela prática do mindfulness. Pode até parecer banal, mas, na prática, pode ser desafiador. 

Entre as tantas opções possíveis, separamos quatro técnicas que podem ser adotadas no ambiente de trabalho e que podem servir como um recomeço. 

1. Sinta a sua respiração

Não é possível falar de mindfulness sem observar a respiração. Aqui, a ideia é ser capaz de notar como o ar entra e sai do corpo. O exercício pode ser feito logo ao acordar ou mesmo ao longo do dia.

O importante é entender como a sua respiração se altera em diferentes momentos e de que forma ela interfere nas suas ações. É um momento de autodescoberta

2. Ouça mais

Escutar, absorver e pensar naquilo que está sendo dito antes de emitir uma opinião é um dos princípios básicos do mindfulness. Por isso, antes de simplesmente concordar ou discordar de algo, é preciso pensar no peso da resposta.

3. Planeje as suas tarefas

Realizar inúmeras tarefas ao mesmo tempo não necessariamente revela um profissional competente. Além disso, é grande a possibilidade de se perder o foco. 

A dica é, antes de iniciar o dia de trabalho, olhar a agenda e montar uma lista com as prioridades, incluindo um tempo para verificar e responder e-mails. O importante é mentalizar a intenção de se concentrar e manter a clareza sobre cada tarefa a ser realizada.

4. Separe um tempo para recarregar as energias

De tempos em tempos, faça pequenas pausas de cinco a dez minutos para aliviar o corpo e a mente. Esses momentos podem ser dedicados para alongar o corpo ou mesmo para praticar exercícios de respiração. 

Mindfulness e o bem-estar no trabalho

Incentivar a prática de mindfulness entre os profissionais no trabalho é uma forma de mostrar que a empresa se importa com o bem-estar de quem diariamente se dedica ao seu crescimento. Além disso, também é uma maneira de criar um ambiente saudável, no qual produtividade e qualidade de vida andem de mãos dadas. 

Inclusive, existem muitas outras formas de demonstrar preocupação não só com o momento vivido pelo colaborador, mas também com o seu futuro. Uma delas é ofertar um plano de previdência corporativa. 

Mais simples e econômica do que a maioria dos gestores costuma imaginar, essa é uma opção ideal para diminuir os índices de turnover (rotatividade), captar talentos no mercado e manter equipes mais motivadas.

O blog Sua Previdência Privada acredita que a aposentadoria complementar funciona bem para a promoção da tranquilidade financeira e também como investimento. Nossa missão é avaliar os diferentes planos do mercado e destacar os melhores, ajudando você a construir o futuro que deseja

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