Life hacks: 6 truques para descomplicar o seu dia a dia

Home / Life hacks: 6 truques para descomplicar o seu dia a dia

Life-hacks

O termo é em inglês, mas os life hacks já foram difundidos mundo afora — e, aqui no Brasil, não é diferente.

Criados para facilitar a rotina e descomplicar algumas tarefas do dia a dia, esses truques são muito úteis para quem quer gerenciar o tempo  com mais eficiência e, principalmente, melhorar a produtividade.

Interessado no assunto? Se você também deseja ter seu cotidiano simplificado, continue na leitura deste artigo e conheça diferentes artimanhas que prometem tornar a sua vida um pouco mais fácil.

O que são life hacks?

Em uma tradução livre do inglês para o português, life hacks pode ser definido como truques da vida.

No início, o termo “hack” era usado de forma depreciativa, se referindo aos criminosos virtuais que usavam seu conhecimento em programação e segurança de dados para cometer delitos no ambiente digital.

Contudo, com o passar do tempo, a palavra ganhou outros contornos. Primeiro, serviu para identificar todos os profissionais da área de TI que descomplicavam a linguagem e os códigos computacionais.

Depois, o vocábulo passou a ser aplicado a qualquer pessoa que usa a sua inteligência para facilitar tarefas do dia a dia. Então, surgiram os life hackers, que nada mais são do que aqueles que descobrem e praticam os life hacks.

Para que servem os life hacks?

Life hacks são truques que têm como objetivo tornar a rotina e o cotidiano mais produtivos e descomplicados. A ideia é que essas artimanhas ajudem as pessoas a manter o foco no que, realmente, importa.

A partir de life hacks, portanto, elas conseguem elencar as principais prioridades com uma gestão de tempo mais eficiente. Dessa forma, têm a oportunidade também de melhorar as suas performances e atingir um desempenho mais sustentável.

Benefícios dos life hacks

Para exemplificar como os life hacks podem ser benéficos para sua vida, enumeramos algumas das suas principais vantagens. Confira:

  • Aumento da produtividade;
  • Gerenciamento mais eficiente do tempo;
  • Desenvolvimento de novas habilidades;
  • Investimento na melhoria contínua.
  • Crescimento do estado de flow (concentração profunda no que se está fazendo).

6 life hacks para facilitar a vida

Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios dos life hacks, separamos seis truques que podem deixar sua vida mais simples e produtiva. Acompanhe a seguir:

1. Mantenha sua mesa de trabalho organizada

Existem diversos truques para manter seu escritório mais organizado e limpo, o que, consequentemente, ajuda a aumentar a sua produtividade. Use ímãs para unir objetos de metal, como estiletes, tesouras, clips e outros itens. Para agrupar os fios de carregadores e outros dispositivos eletrônicos, elásticos podem ajudar.

2. Deixe suas prioridades em dia

Agora, se o seu problema é esquecer suas obrigações e prioridades com frequência,, um life hack conhecido e muito eficaz é o uso de post-its.

Esses pequenos lembretes adesivos, quando colocados em lugares estratégicos, são mágicos. Fica muito difícil esquecer de qualquer compromisso quando os bilhetes coloridos estão em seu campo de visão.

3. Faça reuniões de modo diferente

Nada pior que aquelas reuniões intermináveis, que pouco agregam e ainda gastam parte vital do seu horário de expediente. Você concorda?

Para evitar que esse encontros demorem mais que o necessário, promova-os em pé. Ninguém consegue ficar muito tempo nessa posição, portanto, os assuntos urgentes serão tratados de forma mais rápida e toda a enrolação deve ficar  de fora.

4. Economize suas tomadas de decisão

Nossa rotina exige que tenhamos que fazer uma série de escolhas, muitas delas que não devem  impactar de maneira decisiva o nosso dia a dia. Por exemplo, pouco importa se você vai usar uma camisa branca ou azul. Ou se o seu vestido é de um modelo x ou y.

Uma boa ideia, nesse caso, é investir em looks parecidos no dia a dia. Dessa forma, você guarda suas energias para tomar decisões que, realmente, fazem  diferença..

5. Comece o seu dia pelas atividades mais trabalhosas

A tendência é que você, ao longo do dia, perca a energia e a disposição em função do cansaço e de fatores externos. Portanto, fica mais fácil lidar com problemas complexos pela manhã, quando ainda existe mais concentração e foco.

Mesmo que seja tentador priorizar as atividades mais prazerosas, deixe-as para o meio e o final da tarde. Inclusive, essas tarefas podem servir como um estímulo ou um prêmio pela sua dedicação anterior.

6. Invista no futuro com a previdência privada

A previdência privada não deixa de ser um life hack, uma vez que facilita uma importante etapa da vida: a aposentadoria.

Por meio desse investimento, é possível estipular uma fatia mensal do orçamento a ser aplicada e, assim, projetar um capital suficiente para a manutenção do padrão de vida, mesmo após o encerramento da atividade profissional.

Para saber mais sobre essa aplicação financeira, tirar suas dúvidas e receber um suporte especializado sobre o tema, acesse a Sua Previdência Privada. Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos, que vão mostrar como investir na sua aposentadoria pode ser algo extremamente simples e rentável.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *