Independência financeira: quatro passos para realizar essa meta

Home / Independência financeira: quatro passos para realizar essa meta

Alcançar a independência financeira é o sonho de muita gente. No entanto, deixar de trabalhar e viver apenas de renda é uma realidade ainda distante para algumas pessoas.

Seja pela falta de desenvolver hábitos financeiramente saudáveis, ou mesmo em razão da incapacidade de fazer o seu patrimônio render, a verdade é que esse objetivo pode acabar se perdendo em meio às nossas ações.

Neste artigo, vamos trazer dicas e apresentar erros que você não pode cometer se deseja conquistar a sua independência financeira. Continue lendo e fique mais próximo dessa meta!

O que é independência financeira?

Independência financeira, como o próprio nome já sugere, é viver sem ter a preocupação com suas economias. É não depender de um trabalho fixo para se sustentar durante um determinado período ou para o resto da sua vida.

É um conceito que está muito atrelado ao recebimento de uma grande quantia em dinheiro, verdadeiras fortunas, como quando alguém ganha na loteria ou é beneficiário de uma herança milionária, por exemplo.

No entanto, mesmo quem hoje tem um salário que considera baixo pode, no futuro, experimentar a independência financeira e manter um padrão de vida com conforto e qualidade. É o que vamos destacar na sequência.

Alcançar a independência financeira: mito ou realidade?

Sim, é possível alcançar a independência financeira de diferentes formas. Você não precisa necessariamente da sorte ou de berço para conquistar esse sonho. Se vai ser realidade ou mito, dependerá muito de suas ações. Mas é um caminho que qualquer um pode trilhar.

A independência financeira pode se tornar uma realidade com a aplicação correta e o bom rendimento dos seus investimentos, por exemplo. Ou seja, a autonomia econômica que tanto busca está mais em suas mãos do que você imagina.

É claro que, para tal, você vai precisar desenvolver uma relação mais saudável com o seu dinheiro e elencar algumas prioridades. Mas isso é assunto para ser tratado mais à frente.

Como atingir a independência financeira em quatro passos

Para mostrar o quanto a independência financeira pode ser uma realidade e não um mito, separamos quatro dicas para você conquistar a sua. Nada vem sem esforço, foco e disciplina. Mas é preciso começar para, o quanto antes, viver esse sonho.

1. Desenvolva hábitos financeiramente saudáveis

Se o seu sonho é alcançar a independência financeira, é bom começar a lidar com o seu dinheiro de uma forma mais saudável.

Saber exatamente qual é o seu orçamento mensal, quais são seus principais gastos, o percentual que pode ser usado para investimentos e o quanto você precisa para manter o seu padrão de vida são algumas práticas importantes de serem implementadas, se já não estiverem sendo.

2. Faça o seu dinheiro trabalhar por você

O grande segredo para conquistar a independência financeira sem depender da sorte é encontrar investimentos que ofereçam a rentabilidade necessária para que você não precise mais se preocupar com o trabalho para se sustentar.

Existem diversas modalidades de aplicações disponíveis no mercado. Renda fixa, renda variável, algumas mais seguras, outras menos. Para definir a sua carteira, você precisa levar em conta o seu perfil de investidor e considerar que a diversidade pode ser uma boa alternativa.

Sempre lembrando que, quanto mais cedo você começar a buscar oportunidades para alocar o seu patrimônio e fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, mais próximo estará do objetivo.

3. Tenha uma reserva financeira

Mesmo com uma previsibilidade orçamentária, ninguém está imune a imprevistos, não é verdade? Por isso, outra dica importante para conquistar a sua independência financeira é ter uma reserva de emergência ao seu alcance.

Não se sabe o que pode acontecer no futuro e, já que o objetivo é viver do rendimento do seu patrimônio e dos seus investimentos, é prudente se resguardar e ter alternativas para caso algo não ocorra conforme o esperado.

Uma reserva financeira deve ter, no mínimo, o valor exigido para cobrir suas despesas por um período de seis meses. Então, faça as contas e conte com esse fundo para emergências.

4. Estabeleça metas claras e alcançáveis

Já sabemos que o seu objetivo principal é conquistar a independência financeira. Mas o que você pretende fazer com todo esse capital disponível?

Estabelecer metas claras e alcançáveis, porém desafiadoras, é fundamental para que o seu sonho maior se concretize, pois, assim, você vai ter mais determinação na hora de poupar o seu dinheiro e ir atrás do planejado.

Além disso, quando se estipulam prazos, é possível programar com mais precisão por quanto tempo o patrimônio disponível será suficiente.

Cinco erros que atrasam a independência financeira

As dicas que apresentamos representam o esforço básico que cada um precisa fazer para trilhar um caminho de sucesso rumo à independência financeira. Mas elas não serão tão eficientes como se espera se você repetir erros comuns nessa jornada. Preste atenção na lista do que você não deve fazer:

  1. Comprar por impulso ou sem qualquer necessidade
  2. Estabelecer um padrão de vida superior à sua realidade
  3. Deixar o pagamento de contas para após o vencimento
  4. Optar por aplicações financeiras que não se encaixam no seu perfil de investidor
  5. Ser tomado pela procrastinação financeira com o seu futuro.

Sua independência financeira na aposentadoria

A respeito desse último erro, é muito comum que as pessoas só comecem a pensar na aposentadoria quando estão mais próximas de parar de trabalhar. Mas isso não deve ser feito. 

Comece a planejar a sua independência financeira na aposentadoria agora mesmo. Com um plano de previdência privada, você garante a segurança e o conforto que tanto deseja.

Na Sua Previdência Privada, você conta com todo o suporte que necessita e pode tirar todas as suas dúvidas sobre essa modalidade de investimento, que é extremamente rentável e descomplicada.Confira nossos conteúdos exclusivos, não deixe para depois o planejamento da sua aposentadoria e assegure um futuro melhor para você e sua família.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.