Conheça estratégias empreendedoras para ideias milionárias

Home / Conheça estratégias empreendedoras para ideias milionárias

Se a resposta de “como formular ideias milionárias” existisse, ela valeria muito mais do que um milhão de dólares. Mas a verdade é que não existe passe de mágica para conquistar o primeiro milhão nos negócios. 

Por outro lado, uma boa ideia pode vir a partir da observação de quem já alcançou o sucesso. Às vezes, a aprendizagem é muito mais significativa do que simplesmente a tentativa no escuro.

Por isso, listamos aqui atitudes de empreendedores de sucesso que conseguiram concretizar ideias milionárias, algumas consideradas estapafúrdias em um primeiro momento.

A chave da questão é: como eles conseguiram chegar lá? Confira a seguir. 

Encontre soluções para os problemas do seu dia a dia 

Ao invés de tentar encontrar uma solução mirabolante, que tal observar e tentar enxergar uma necessidade para os problemas e necessidades do seu dia a dia? 

É muito mais provável que o negócio dê certo quando ele traz soluções a uma necessidade já existente, não é mesmo? E não tem ninguém melhor para conhecer a fundo essa demanda do que você mesmo. 

A Imaginarium foi uma empresa que surgiu do desejo de um casal de passarem mais tempo com as filhas pequenas, acompanhando de perto o crescimento delas.

Tudo começou com a mãe, que é arquiteta e o pai, médico, produzindo presentes de Natal em casa, e vendendo-os para a vizinhança. 

A demanda foi tão grande que a produção teve que se profissionalizar. Em pouco tempo, os produtos já estavam sendo comercializados em grandes lojas de departamento.

Em apenas quatro anos já havia quinze franquias da Imaginarium no Brasil. Hoje são 192 lojas exclusivas, além de canais de e-commerce e 600 multimarcas. 

Todo o sucesso não aconteceu da noite para o dia, e o crescimento contou com muito trabalho envolvido, mas podemos aprender que a Imaginarium surgiu a partir de um desejo, e, ao encontrar um mercado em expansão, não se retraiu. 

Pelo contrário, encarou a expansão e tornou-se uma grande empresa. 

Outra empresa que surgiu a partir de uma necessidade foi o site Reclame AQUI

Em 2001, Maurício Vargas, o fundador do site, teve um problema com uma companhia aérea e perdeu um importante negócio. 

Ele não encontrou um canal para expor sua insatisfação e alertar outros consumidores, com isso, teve a ideia de criar o Reclame AQUI. 

A empresa começou com reclamações dos familiares e amigos em um pequeno escritório em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 

Hoje, mais de 600 mil pessoas acessam diariamente o site para pesquisar sobre as reputações das empresas antes de realizar uma compra, contratar um serviço ou resolver um problema. 

Encontre soluções para os problemas de todo o mundo 

Ao invés de tentar criar um problema e trazer a solução, tente resolver o que já incomoda as pessoas. 

É claro que não é fácil identificar essa demanda de terceiros, mas algumas pistas podem levar à ideias milionárias. 

Por exemplo: confira nos comentários das páginas das empresas o que as pessoas reclamam ou quais são suas queixas nos comentários do Instagram relacionadas à empresa. Pesquisas também são essenciais. 

David Vélez, o fundador da startup Nubank, sofreu na pele parte das reclamações dos brasileiros em relação aos bancos tradicionais. 

Vindo da Colômbia, ele não conseguia abrir uma conta em banco. Desde o incômodo ao passar pela porta giratória, à grande burocracia do sistema financeiro no Brasil, Vélez viu a oportunidade de revolucionar esse mercado unindo tecnologia, design e um serviço totalmente voltado para o cliente. 

Hoje, o Nubank é o maior banco digital independente do mundo.

Fique de olho nas tendências para encontrar ideias milionárias

Tendências reproduzem o comportamento e o desejo da sociedade. Então, refletindo nesta questão, pensar em algo para atender a esta demanda pode te guiar para uma ideia milionária. 

Contudo, boas ideias surgem, mas nem todos conseguem executar, expandir ou fazer o negócio prosperar. Fique de olho no que está aparecendo, e, se achar interessante, tente implementar na sua região. 

Sites como o Springwise trazem ideias inovadoras de negócios ao redor do mundo, em diversos setores, além de relatórios produzidos por grandes consultorias, como a Deloitte, Accenture, entre outras. Se você quer ficar de olho em tendências, aposte também nestes recursos. 

As startups geralmente nascem de uma tendência de mercado. Foi assim com o iFood: o aplicativo une restaurantes e consumidores sem que estes precisem sair de casa.

Fundado em  2011 pelos sócios Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante, o iFood revolucionou o delivery de comida. 

A companhia apostou na tecnologia e em uma prestação de serviços diferenciada ao disponibilizar aos usuários do aplicativo cardápios, preços e formas de pagamento de milhares de estabelecimentos, simplificando o pedido de comida, que é feito totalmente online.

Transforme objetos de desejo em itens acessíveis

Existe uma gama de produtos desejo, ou até mesmo de serviços inacessíveis à população, principalmente no Brasil, onde as camadas sociais são tão distantes. 

Pensar em inovação para atender a uma demanda sem acesso a esses serviços  pode ser uma ideia milionária para fazer o negócio crescer. 

A Creditas, umas das maiores fintechs do país, viu uma oportunidade quando o seu fundador, o espanhol Sergio Furio, ouviu que, no Brasil, os juros de empréstimos para pessoa física poderiam chegar a 200%.

A companhia disponibiliza empréstimos a juros bem mais baixos que a média dos bancos tradicionais. 

O crédito é oferecido com garantia em imóveis e automóveis.  Com isso, a empresa tornou um “serviço” caro e complicado em algo mais simples e acessível.

Como vimos, ideias milionárias são aquelas que podem ser colocadas em prática, solucionam problemas individuais e coletivos e também são acessíveis. 

A sua próxima ideia milionária pode estar a caminho, mas cuidar das finanças pessoais, e, principalmente das reservas para o futuro, é essencial para ter a tranquilidade para investir em um negócio.

A Sua Previdência Privada é um site especializado em informação de qualidade sobre previdência privada, cujo principal objetivo é desmistificar as dúvidas que permeiam o assunto da previdência, que está tão em pauta atualmente. 

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *