Hacks de produtividade: como fazer seu dia render mais

Home / Hacks de produtividade: como fazer seu dia render mais

Hacks de produtividade

Os hacks de produtividade são práticas muito úteis em meio às rotinas corridas. Isso porque o tempo parece ser um recurso cada vez mais escasso, o que ressalta a importância de saber gerenciá-lo com sabedoria.

No entanto, embora essas técnicas sejam voltadas a aumentar a capacidade produtiva individual, a finalidade da sua aplicação não é transformar a pessoa em uma máquina de trabalhar.

Afinal, se até o homem mais rico do mundo, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, consegue dormir oito horas por dia, é sinal de que ninguém precisa deixar de ser humano para prosperar.

Continue por aqui e saiba como equilibrar a sua vida, começando pela organização das suas rotinas diárias. Boa leitura!

Hacks de produtividade: o que isso significa?

A palavra “hack”, em uma tradução livre, pode ser interpretada como “truque” ou “manha”. Quando surgiu, o termo era usado de forma depreciativa, relacionando-se principalmente às pessoas que usavam seu conhecimento em programação e segurança de dados para cometer crimes no ambiente digital (os hackers).

Depois, a palavra passou a dizer respeito aos profissionais da área de TI que interpretavam a linguagem e os códigos computacionais. Por fim, “hack” passou a ser aplicado a qualquer pessoa que usa os seus conhecimentos para facilitar as atividades rotineiras.

Ou seja, quando associado à produtividade, o termo significa truques que servem para fazer o dia render mais, com uma distribuição mais racional das tarefas e do próprio descanso.

Por que apostar em hacks de produtividade?

O fato incontestável é que o dia tem 24 horas para todo mundo. Então, por que há pessoas que são mais produtivas que outras? Uma das muitas respostas possíveis para explicar isso é o uso inteligente do tempo.

Pessoas produtivas aprenderam que precisam distribuir as tarefas de forma criteriosa ao longo do dia. Caso contrário, podem acabar não fazendo nada ou rendendo menos do que deveriam.

6 hacks de produtividade para começar hoje

A falta de produtividade certamente não é uma condição desejável, ainda mais para quem trabalha por conta própria ou gerencia uma empresa. Felizmente, aplicando os hacks de produtividade que você conhecerá agora, dá para trabalhar bem e ainda sobrar tempo para o estudo, o lazer e o descanso. Vamos lá?

1. Use o método Pomodoro

Como já dizia a propaganda do extinto Banco Bamerindus, “o tempo passa, o tempo voa”. A partir dessa verdade inquestionável, resta saber o que queremos que a passagem do tempo traga para nós. Por isso, uma das melhores formas de garantir que ele será bem aproveitado é o célebre método Pomodoro.

A técnica consiste em listar as tarefas a serem realizadas ao longo de um dia e fracionar o tempo em blocos de 25 minutos, os “Pomodoros”. A cada período finalizado, você deverá descansar outros 5 minutos.

Se algo interromper o que estiver fazendo, registre o motivo da interrupção e volte imediatamente até que os 25 minutos se esgotem. No fim do dia, revise o que aconteceu e vá fazendo ajustes conforme os seus registros apontarem.

2. Habitue-se a programar seus dias, semanas e meses

O método Pomodoro é útil não só porque ajuda a controlar o tempo com mais precisão.  Um dos seus muitos pontos positivos é que ele representa uma oportunidade para tratar o tempo de uma forma mais saudável.

Afinal, quando não se gerencia o tempo, a tendência é pensar nele sempre como algo amplo demais para ser controlado. Assim sendo, a melhor maneira de estabelecer uma relação amigável com o relógio e o calendário é se programar por dia e, a partir disso, por semana e por mês.

3. Defina seu dia por prioridades

Pessoas atarefadas demais sabem melhor do que qualquer um que o tempo é um bem muito precioso para ser desperdiçado.

As que conseguem dar conta do recado, normalmente o administram com uma estratégia simples: elas “atacam” primeiro as tarefas prioritárias. Essa é uma excelente forma de ver o dia render mais, já que a sensação de urgência pode até mesmo distorcer a noção que temos de tempo.

E se não tiver nada urgente para resolver, priorize tarefas mais difíceis, trabalhosas ou que normalmente você deixaria para depois.

4. Respeite o seu descanso

No começo deste conteúdo, destacamos que os hacks de produtividade não são para transformar pessoas em máquinas.  Desse modo, para se manter produtivo, respeite a sua condição humana e procure descansar.

Note que, por descanso, estamos tratando do ato de não fazer nenhuma atividade demasiadamente exaustiva ou que exija esforço mental. Sendo assim, para aproveitar bem suas pausas, tente dormir, meditar ou fazer algo que realmente seja relaxante e renove suas energias.

5. Seja equilibrado em todos os aspectos

A produtividade está associada ao trabalho, mas, acima de tudo, ao equilíbrio. Não há pessoas produtivas que comam, bebam, durmam, descansem ou se divirtam em excesso. Isso vale também para o trabalho, que deve ser realizado no tempo certo.

Quando a balança entre produção e ociosidade está em equilíbrio, temos, então, a condição ideal para ser mais produtivo.

6. Evite a “gestão da procrastinação”

Em alguns casos, a utilização de métodos de controle pode nos levar a uma certa acomodação. “Estou registrando meu tempo e definindo o que fazer, então está tudo bem se deixar isso aqui para depois”.

Portanto, tenha nos hacks de produtividade apenas uma referência. Quem faz o trabalho de verdade é você.

Com essas dicas, temos certeza de que dias mais produtivos e cheios de realizações virão por aí. Não deixe de acompanhar o blog Sua Previdência Privada para fazer muito mais com o seu dinheiro e educar-se também no âmbito financeiro.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *