Hábitos saudáveis: 9 atitudes para uma vida com mais qualidade

Home / Hábitos saudáveis: 9 atitudes para uma vida com mais qualidade

Hábitos-saudáveis

Os hábitos saudáveis fazem parte do seu dia a dia? Tudo bem, a pergunta é um pouco ampla, mas o objetivo aqui, mais do que obter respostas, é gerar reflexão.

Nunca se falou tanto sobre ser saudável, melhorar a alimentação e praticar exercícios físicos regularmente. Por outro lado, a rotina também nunca esteve tão intensa.  Entre um extremo e outro, pode ser difícil encontrar o tão sonhado equilíbrio.

O segredo parece estar em ampliar o conceito sobre o que é ou não saudável para cada um de nós e rever prioridades. Quer saber como fazer isso? Continue lendo e confira!

O que são hábitos saudáveis?

Hábitos saudáveis são todos aqueles que promovem a saúde e o bem-estar do indivíduo. Mais do que isso, ajudam a equilibrar o corpo e a mente. Eles oferecem mais disposição para enfrentarmos as tarefas de cada dia, e geram a sensação de dever cumprido.

Ainda assim, muitas vezes são trocados por horas extras no trabalho, tempo gasto no trânsito e discussões pouco produtivas. Se você parar para refletir por um minuto, certamente vai se identificar com pelo menos uma das situações.

Principais benefícios dos hábitos saudáveis

Cultivar hábitos saudáveis é sobre se importar consigo mesmo e valorizar aquilo que lhe faz bem. Os benefícios alcançados são inúmeros:

  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • aumento da sensação de bem-estar e da qualidade de vida;
  • incremento na criatividade;
  • realização de tarefas com muito mais disposição;
  • aumento do foco nos próprios objetivos;
  • melhora da capacidade cognitiva;
  • valorização do tempo disponível.

9 hábitos saudáveis para adotar hoje

Quando alguém fala sobre hábitos saudáveis, o mais comum é pensarmos a respeito da importância de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios. Mas ainda que essas sejam atividades essenciais, que tal ir um pouco além?

A seguir, preparamos uma lista com outras formas de garantir uma vida mais saudável em diferentes sentidos.

1. Leia mais

Além de estimular a cognição, a leitura é uma forma de conhecer diferentes culturas, viajar para mundos que sequer existem e aumentar o seu vocabulário. É ainda uma chance de relaxar e apenas curtir o momento. Então, que tal abandonar o celular por algumas horas e escolher o próximo livro que você vai ler?

2. Crie desafios para si

Sair da zona de conforto e buscar novos desafios é uma forma de manter a motivação e desenvolver habilidades. Por isso, permita-se sair do óbvio e dê espaço para que as oportunidades sejam abraçadas.

3. Aprenda um novo idioma

Assim como a leitura, aprender um novo idioma também é uma chance de estimular a mente. Isso sem falar das vantagens para a sua carreira e das portas que se abrem no exterior.

Se você não tem paciência para as aulas tradicionais das escolas de idiomas, busque estudar em casa e reforce o seu hábito de leitura com livros escritos na língua que está aprendendo.

4. Tenha um sono regulado

Não subestime o poder de uma boa noite de sono para revigorar as energias e possibilitar que você ofereça o melhor de si a cada dia.

É até possível aguentar uma rotina com apenas quatro horas dormidas a cada dia, mas será que esse hábito está fazendo bem para o seu corpo e para a sua mente? Às vezes, rever prioridades é uma necessidade.

5. Pratique a meditação

Que tal reservar um tempo do seu dia para meditar? A prática, além de aumentar a sua capacidade de concentração, vai permitir ainda que você olhe um pouco mais para si e pratique o autoconhecimento.

6. Alongue o seu corpo durante o dia

Mesmo diante da rotina intensa, separe alguns minutos para alongar o corpo. Com os movimentos, é possível evitar lesões e aquelas dores características de quem passa muito tempo sentado na mesma posição.

7. Cerque-se de pessoas que você ama

Hábitos saudáveis também têm a ver com construir relações positivas, que incentivem você a crescer e sirvam de apoio para os momentos mais difíceis. Por isso, valorize aquelas pessoas que sempre estiveram disponíveis e que fazem o dia ficar melhor quando estão por perto.

8. Dedique um tempo só para você

Entre trabalho, família e amigos, às vezes o tempo parece insuficiente, não é mesmo? Ainda assim, não deixe de separar um momento só para cuidar de você. O que isso significa? Depende de eleger quais são as suas prioridades e o que oferece bem-estar quando ninguém mais está ao redor.

9. Mantenha o controle financeiro

Não importa qual é a sua renda, certamente você já passou por momentos de estresse por assuntos relacionados ao dinheiro. Independentemente do motivo responsável pela preocupação, uma certeza você pode ter: manter um controle financeiro bem planejado é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis.

Além disso, o planejamento das finanças facilita a realização dos seus sonhos, justamente porque desenvolve estratégias para que eles sejam alcançados. A criação de um plano de previdência privada para quem deseja construir desde já uma aposentadoria mais tranquila é um exemplo.

E, por falar no assunto, você sabe quais são as vantagens da modalidade e como garantir as menores taxas? Aqui no blog da Sua Previdência Privada, você encontra os conteúdos mais atualizados sobre o assunto. Fique sempre de olho!

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *