Hábito de leitura: conheça os benefícios para a sua vida

Home / Hábito de leitura: conheça os benefícios para a sua vida

Desenvolver e cultivar o hábito de leitura é indispensável para quem pretende crescer em todos os sentidos. Afinal, como bem disse a escritora Ruth Rocha, “sem livros, dificilmente se aprende a gostar de ler”.

Por outro lado, com a internet e os dispositivos móveis, o acesso a conteúdos, livros, revistas e todo tipo de material escrito é muito maior. Todo um vasto universo de possibilidades se abre, embora a experiência de leitura por meios eletrônicos seja bastante diferente da vivenciada com o livro impresso.

Seja como for, aprender a gostar de ler pode ser uma descoberta fascinante e, acima de tudo, enriquecedora. Continue lendo este conteúdo para saber mais sobre o assunto!

Hábito de leitura: o que significa?

A leitura é o grande alicerce sobre o qual toda a educação se baseia. Seria impossível adquirir conhecimento, não importa o nível, sem associar a isso a leitura e, em consequência, a escrita.

Não é por acaso que todos os vestibulares e boa parte dos concursos públicos têm a redação como parte dos seus exames.

Sendo assim, quanto mais uma população se mostra interessada em ler, maiores são as chances de desenvolvimento de todas as atividades produtivas. Em consequência, são gerados mais empregos, renda e oportunidades.

Sabendo disso, o IBOPE, junto ao Instituto Pró-Livro, realizam a cada quatro anos o estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, cujo objetivo é saber o quanto os brasileiros estão lendo. A última edição, em 2016, trouxe dados animadores em relação a 2012, registrando um aumento de 6 pontos percentuais da população declaradamente leitora.

Por que ter o hábito de leitura?

Leitura e desenvolvimento, seja pessoal, seja profissional, estão diretamente ligados. Quem lê não apenas se mantém informado, como é capaz de articular melhor e com mais clareza ideias e pensamentos, além de construir raciocínios mais complexos.

Isso se aplica a todos os campos de conhecimento, não importa se ligado às ciências humanas ou exatas. Ou seja, até para aprender a calcular é preciso cultivar o hábito de ler. Dessa forma, não há progresso financeiro que não esteja associado ao hábito de leitura.

4 dicas para desenvolver o hábito de ler

Embora leve tempo, criar o costume de ler pode ser estimulado de maneira mais simples do que se imagina. Siga as dicas a seguir e seja você também um leitor “voraz”, desenvolvendo o hábito de leitura.

1. Comece lendo textos curtos

Quando não se tem o hábito da leitura, o ideal é começar lendo materiais de fácil compreensão e com poucas páginas. Ler notícias é um bom começo, bem como artigos curtos (mas completos) como este que você está lendo agora mesmo. 

O importante é que sejam textos de comprovada qualidade, que tragam informações relevantes e, de preferência, que induzam à reflexão.

2. Procure manter a regularidade

Um hábito não se desenvolve do dia para a noite. Assim, procure manter a frequência ao ler, independentemente do tipo de conteúdo de sua preferência.

Uma dica para quem não tem muito tempo e usa o transporte público é aproveitar o período dos deslocamentos para colocar a leitura em dia

Para os que são atarefados demais e usam carro para se locomover, talvez só a hora antes de dormir permita um espaço. Se é seu caso, procure reservar, pelo menos, meia hora, o que não deixa de ser também uma forma de chamar o sono e dormir melhor.

3. Aumente a quantidade 

Gradativamente, vá aumentando a quantidade de textos diários conforme o seu interesse no assunto. Você verá que sua capacidade de ler aumentará com o tempo e ler textos cada vez maiores já não será um problema.

4. Varie os tipos de leitura

Quando se sentir seguro o bastante para ler um livro inteiro, tente variar os tipos de leitura. Ler romances, contos e ficção em geral, além de um ótimo exercício para a imaginação, ajuda bastante a adquirir fluência verbal e a se comunicar com mais clareza.

3 livros para iniciar o hábito de leitura

Já que o nosso assunto aqui no blog é vida financeira, nada melhor do que começar por temas relacionados ao dinheiro e ao seu futuro, certo? Confira as sugestões que temos para você iniciar o hábito de leitura.

1. Pai Rico, Pai Pobre

No best-seller mundial Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki narra a história daqueles que considerava como seus dois pais

O biológico, de boa formação e professor universitário, enfrentava constantes problemas financeiros por causa da falta de organização. Já o segundo, sem muito estudo, mas com trabalho árduo, chegou a erguer um verdadeiro império.

O livro é uma crítica ao sistema tradicional de ensino que, para o autor, não prepara as pessoas para a vida, em especial para cuidar das próprias finanças.

2. Os segredos da mente milionária

Em Os segredos da mente milionária, seu mais aclamado livro, T. Harv Eker defende que as pessoas que trabalham não enriquecem, em virtude dos modelos financeiros equivocados em que acreditam.

Assim sendo, para enriquecer, o único caminho é mudar profundamente o modo de pensar e de se relacionar com o dinheiro.

3. O que diz Warren Buffett

O multimilionário americano Warren Buffett é a principal referência na obra de Janet Lowe que trata de finanças e desenvolvimento pessoal.

Recheado de citações e frases do megaempresário, o livro O que diz Warren Buffett traz lições e dicas valiosas para quem pretende, pelo menos, aumentar seus rendimentos.Seja qual for o tema, para enriquecer, ganhar mais ou garantir um futuro tranquilo, é fundamental desenvolver o hábito de leitura. Uma boa forma de praticá-lo é acessar os conteúdos publicados aqui, no blog Sua Previdência Privada. Aproveite, é de graça!

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.