Funcionários satisfeitos: por que vale a pena para o gestor
14/04/2020 | Nova categoria | Nenhum comentário

Você conhece os benefícios de ter equipes com funcionários satisfeitos? Altos níveis de motivação e engajamento entre colaboradores fazem uma diferença significativa nos resultados do negócio.
As vantagens vão desde o ganho de produtividade ao aumento do lucro. Mas manter os funcionários satisfeitos é um desafio para gestores e depende de uma série de medidas para fortalecer o capital humano.
Quer uma ajuda? Neste guia, confira as principais estratégias para elevar a satisfação entre os colaboradores.
Funcionários satisfeitos são ativos valiosos
Contar com funcionários satisfeitos já é um dos seus objetivos como gestor?
Lembre-se de que o capital humano é o recurso mais valioso de uma empresa. Afinal, sem ele, é impossível desenvolver alta performance e elevar os resultados do negócio.
Mas não basta simplesmente dispor de capital humano. É preciso que os níveis de satisfação entre os funcionários seja alto.
Tem dúvidas de que essa estratégia é um bom negócio? A empresa de pesquisa de opinião Gallup aponta que funcionários engajados são mais presentes, produtivos e atentos às necessidades do consumidor.
De acordo com os dados, equipes altamente engajadas resultam em uma rentabilidade 21% maior para o negócio.
Só que altos níveis de satisfação entre colaboradores não são a realidade no mercado. Dados de 2017 do Instituto Locomotiva publicados no G1 mostram que 56% dos trabalhadores brasileiros com carteira assinada estavam insatisfeitos com o emprego.
E aí, se a empresa estiver inserida nessa realidade, também não colhe os frutos de uma equipe motivada e engajada.
Por que manter os funcionários satisfeitos
Uma empresa com funcionários satisfeitos aproveita benefícios que vão desde o ganho de produtividade à redução de custos.
Descubra abaixo as principais razões para satisfazer os colaboradores.
1. Para aumentar a produtividade
Funcionários satisfeitos tendem a manter um nível elevado de motivação e bem-estar no trabalho.
Esses são fatores com impacto direto na produtividade: a capacidade de otimizar as rotinas de trabalho e fazer mais em menos tempo, sem perder a qualidade.
Para a empresa, o ganho de produtividade representa diminuição de custos, maior capacidade de atender clientes e aumento da rentabilidade.
2. Para atrair reter talentos
Se você quer montar equipes com desempenho elevado, então, precisa reunir esforços para manter os funcionários satisfeitos.
Afinal, a insatisfação no trabalho é um dos principais motivos que leva um colaborador a buscar vagas na concorrência.
E aí, você pode não consegue reter pessoas qualificadas na equipe.
Além disso, uma empresa com funcionários satisfeitos ganha uma reputação positiva no mercado, o que aumenta sua capacidade de atrair os melhores talentos.
E vale pontuar que, com a redução dos índices de rotatividade, a empresa também gasta menos com demissões, processos seletivos e treinamentos para novos profissionais.
3. Para aumentar a satisfação do cliente
Tenha em mente que manter os funcionários satisfeitos também gera vantagens perante o consumidor — e esse é um benefício que não pode ser ignorado.
Em artigo para a Forbes, Ashira Prossack, consultora na área de ambientes de trabalho, explica que as interações dos funcionários definem o tom para uma experiência positiva ou negativa do cliente.
“Quando os funcionários não estão felizes no trabalho, suas interações com os clientes podem e quase sempre sofrerão. Ao longo do tempo, isso pode ter sérias repercussões para os negócios”, alerta a autora.
Como manter os funcionários satisfeitos
Agora vamos à parte prática: estratégias para manter os funcionários satisfeitos. Confira a seguir as principais ações que você deve implementar nessa hora.
1. Aprimore o clima organizacional
Na prática, o clima organizacional serve como um termômetro que indica o nível de satisfação e motivação dos colaboradores. Então, você deve fortalecê-lo ao máximo.
Como fazer isso? Por meio de medidas como:
- Implementação da cultura de feedback
- Reuniões periódicas com a equipe
- Ambiente de trabalho saudável
- Incentivo ao diálogo
- Comunicação interna transparente
- Valorização dos funcionários.
2. Ofereça plano de carreira e treinamento
O plano de carreira consiste em um planejamento da jornada de crescimento do colaborador dentro da empresa.
Já o treinamento é o caminho para que ele desenvolva as competências técnicas para ocupar cargos mais elevados na organização.
Quando utilizados em conjunto, esses recursos atestam que a empresa é comprometida com a carreira dos funcionários, contribuindo para elevar a satisfação e motivação entre eles.
3. Aposte em remuneração e vantagens competitivas
A satisfação entre funcionários também passa pela oferta de salários justos, que sejam competitivos em relação à concorrência e condizentes com a jornada de trabalho.
Além disso, vale a pena oferecer benefícios extras, como bônus por produtividade, participação nos lucros e flexibilidade de horários, por exemplo, para reforçar o contentamento dos colaboradores.
4. Ofereça previdência privada corporativa
Para manter seus funcionários satisfeitos, é importante ajudá-los a planejarem seu futuro financeiro.
Esta dica é uma extensão da anterior: oferecer previdência privada para os colaboradores é um benefício relevante e um diferencial competitivo para a empresa no mercado.
Além disso, trata-se de uma motivação para o longo prazo, já que a previdência é um investimento tem como objetivo garantir uma aposentadoria mais confortável e complementar aos benefícios do INSS.
Para isso, aposte no plano de previdência complementar fechada, por meio da qual empresa e funcionários investem em conjunto para que o dinheiro seja aplicado em fundos e fique rendendo ao longo dos anos.
5. Dê autonomia para os colaboradores
Permitir que os funcionários sejam autônomos no trabalho é essencial para que se sintam valorizados e desafiados e reforcem suas competências.
Uma maneira de fazer isso consiste em empoderar os colaboradores a tomarem decisões por conta própria, permitindo que eles desenvolvam um papel ativo nos resultados da organização.
Com a aplicação dessas estratégias, você verá o nível de engajamento e colaboração aumentar na sua empresa.
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