Engajamento no trabalho: como e por que aumentar

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Engajamento no trabalho

Você conhece a importância do engajamento no trabalho? Sabe se os seus colaboradores estão realmente comprometidos com a empresa?

Dito de forma direta, altos índices de engajamento no trabalho levam a sua empresa a ser mais produtiva e lucrativa. Então, esse assunto deve ser tratado como prioridade para que seu negócio prospere.

Acha que seus funcionários não estão engajados? Fique tranquilo: neste artigo, vai aprender seis estratégias para promover o engajamento na empresa.

Sinais de engajamento no trabalho

Entender como está o engajamento no trabalho dos seus colaboradores é o primeiro passo para saber se há necessidades de melhoria.

Mas antes é preciso compreender o conceito. Resumidamente, engajamento no trabalho é um sentimento de pertencimento a partir do qual o profissional se mantém focado e motivado para entregar a melhor performance no trabalho.

É uma relação de reciprocidade: ao se sentir valorizado pela empresa, o colaborador permanece engajado nos objetivos do negócio.

Os principais sinais de engajamento no trabalho incluem:

  • Alto nível de produtividade
  • Fluidez no trabalho em equipe, que atua em prol dos objetivos organizacionais
  • Proatividade
  • Dedicação e empenho
  • Desempenho acima da média
  • Compromisso com as tarefas e rotinas da empresa.

Engajamento no trabalho dá resultado

Um estudo da Harvard Business Review sobre os impactos do engajamento na performance mostra que 71% dos entrevistados consideram o engajamento dos funcionários muito importante para alcançar o sucesso organizacional.

A pesquisa entrevistou 568 profissionais, sobretudo na posição de executivos e outros cargos de liderança, em grandes empresas.

Mas será os gestores estão realmente fazendo um bom trabalho em manter profissionais engajados?

Dados de 2017 da Gallup mostram que, ao redor do mundo, 85% dos funcionários não são engajados no trabalho.

Segundo a pesquisa, a baixa porcentagem de funcionários engajados (apenas 15%) é uma barreira para a criação de culturas de alta performance.

Para entender os resultados do engajamento no trabalho, a Gallup traz um insight importante: empresas que possuem funcionários engajados são 17% mais produtivas e 21% mais lucrativas do que empresas que não têm engajamento.

Ou seja: o engajamento no trabalho tem reflexos no bolso do empreendedor. Quanto maior é o engajamento, maior é o lucro.

Como aumentar o engajamento no trabalho

Tudo bem, você já sabe que o engajamento no trabalho é importante. Mas como aumentar os índices na sua empresa? Veja abaixo as principais estratégias que você pode adotar com os colaboradores:

1. Fortaleça a cultura organizacional

A cultura organizacional reflete o conjunto de crenças, hábitos e valores compartilhados pelas pessoas em uma empresa.

E, como uma cultura organizacional sólida, a tendência é o aumento do sentimento de pertencimento dos colaboradores, levando ao engajamento.

Mas como reforçar esse elemento? Por meio de ações como:

  • Comunicação interna clara e eficiente
  • Feedback constantes
  • Recrutamento de profissionais alinhados aos valores da empresa
  • Cumprimento dos hábitos e valores por parte da liderança.

2. Dê autonomia para a equipe

Quando o líder abre espaço para que os colaboradores também tomem decisões, automaticamente permite que eles se sintam valorizados.

O engajamento, como consequência, é maior, porque o funcionário se sente desafiado a mostrar todo o seu potencial.

Além disso, aumenta o pertencimento: ao tomar decisões, o colaborador tem a oportunidade de participar dos resultados alcançados a partir da autonomia e proatividade.

3. Desenvolva líderes

Criar um ambiente estimulante, que incentive os colaboradores a se desenvolverem, é essencial para aumentar o engajamento.

Nesse sentido, nada melhor do que desenvolver líderes na sua empresa.

Além de serem mais motivados, líderes são capazes de influenciar positivamente os demais integrantes da equipe a buscarem também o crescimento.

Para desenvolver a liderança, boas práticas incluem o investimento em treinamentos, mentorias e oportunidades.

4. Invista em previdência privada corporativa

Para levar o engajamento no trabalho a outro patamar, você também precisa motivar colaboradores em termos financeiros.

A previdência privada corporativa, ou previdência complementar fechada, ganha destaque nesse sentido.

Na modalidade, empresa e funcionários reúnem esforços para fazer aportes em fundos, que ficarão rendendo por anos até que os lucros sejam retirados.

É uma forma de garantir uma aposentadoria mais segura para os seus colaboradores  — e aumentar o engajamento justamente porque eles enxergam um benefício nisso.

Além disso, oferecer salário justo e condizente com a função e benefícios extras são estratégias úteis.

5. Defina objetivos e metas

Conforme explica Mike Kappel, fundador e CEO da Patriot Software, em um artigo para a Forbes, a definição de metas e objetivos organizacionais é outro passo importante.

A dica do autor é definir metas anuais, semestrais, trimestrais e anuais para que sejam trabalhadas pela equipe.

“Atingir metas é algo que incentiva o engajamento no trabalho”, defende Kappel.

6. Tenha comprometimento como líder

Por fim, não se esqueça de que, como líder, você precisa ter comprometimento em investir no engajamento dos funcionários.

E isso também inclui compreender o perfil dos colaboradores para traçar as melhores estratégias.

“É um compromisso da liderança focar nas necessidades específicas e individuais de cada funcionário”, afirma a VP de marketing Keshila Shannon, em artigo para o blog 15Five.

E então, ficou mais claro o conceito de engajamento no trabalho e como alcançá-lo. Então acesse nosso site e confira outros artigos sobre o assunto.

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