Você sabe o que é economia de escala?

Home / Você sabe o que é economia de escala?

A economia de escala é configurada quando a capacidade de uma empresa de crescer e gerar receita acontece de forma muito mais rápida do que sua estrutura de custos.

Assim, o valor de produção por unidade fica menor à medida que o volume de produção cresce. 

Portanto, aumentando a escala de produção, e diminuindo o custo unitário de um produto, a empresa consegue obter vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. 

Entendendo o conceito de economia de escala

Um negócio escalável é aquele capaz de aumentar sua produção e vendas sem ter que aumentar suas despesas. Portanto, sua margem lucro cresce exponencialmente.

A economia de escala é um conceito das Ciências Econômicas, e define uma vantagem competitiva de empresas maiores sobre as menores. 

Isso porque em grandes empresas, geralmente, é possível diluir custos em sua produção, conseguindo descontos com fornecedores quando compram uma matéria-prima em grande quantidade, por exemplo. 

Por outro lado, pequenas empresas têm mais dificuldade em atingir a economia de escala, já que produzem em menores quantidades.

Contudo, o conceito de economia de escala pode ser aplicado em qualquer negócio, a partir do momento em que uma empresa consegue escalar a sua produção, diminuindo os custos para tal. 

Existem, ainda, diferentes categorias de economia de escala, que podem ser definidas como: 

Economia de escala interna

Neste caso, a economia de escala acontece independentemente de fatores externos, como o mercado ou insumos. 

O ganho de escala acontece quando a própria empresa é responsável pelo aumento do nível produtivo.

E há diversas estratégias para isso, tais como investimento em tecnologia para aumentar o nível de produção a longo prazo, especialização da mão de obra para produção mais eficiente e capacidade de compra, para poder negociar com fornecedores.

Neste quesito, a economia de escala interna é um conceito fortemente ligado à eficiência de gestão e produção.

Economia de escala externa

Como o próprio nome já diz, aqui a economia de escala acontece por fatores externos, porém, ela geralmente é gerada por pressão ou movimento da empresa sobre o setor ao qual está inserida. 

Vamos pegar como exemplo um pólo industrial. A concentração de grandes indústrias pode influenciar na melhoria ou implementação de malha viária para a região ao qual estão instaladas, diminuindo os custos com transporte. 

Isenção de impostos é outro ponto que pode ser costurado quando a empresa tem forte influência sobre a região. Muitos municípios pequenos costumam isentar grandes empresas para que as mesmas instalem uma fábrica na cidade, gerando empregos e movimentando a economia da região. 

Outros conceitos importantes a serem destacados são os de economia de escala real e pecuniária. 

  • Economia de escala real: acontece quando o aumento de produção cresce, enquanto o consumo de insumos para tal, diminui. 
  • Economia de escala pecuniária: é gerada a partir da redução de preço para a compra dos insumos. 

Produção x demanda

Adequar para crescer no momento certo é uma estratégia importante para atingir a economia de escala, pois, muitas vezes, é possível produzir mais, mas talvez não seja o momento ideal ou possível, e isso é importante ser observado. 

Isso porque só faz sentido aumentar a produção quando existir demanda. De nada adianta produzir mais e ficar com o produto parado. 

E, apesar de ser mais comum a economia de escala acontecer em empresas grandes, o conceito pode ser aplicado em empresas de qualquer porte, pois todo empreendedor sempre deve procurar maneiras de crescer, sem impactar tão diretamente nos custos. 

Portanto, é possível destacar que, qualquer que seja o tamanho da empresa e seu segmento, é importante que o gestor esteja atento e busque soluções para atingir a economia de escala, conquistando o sucesso da companhia a longo prazo, estando ciente dos benefícios inerentes à esse crescimento. 

O que é ponto ótimo na escala de preço 

A economia de escala, em determinado momento, atinge a sua capacidade máxima e pode até inverter o peso da balança na relação produção x custo. Ou seja, a produção cresce ao ponto de tornar o custo maior. E esse fenômeno pode ser explicado com o conceito de deseconomia de escala. 

Ao atingir o pico da produção, se a companhia quiser produzir ainda mais, serão necessários estruturas adicionais, como espaço, contratação de funcionários ou compra de maquinário, aumentando o custo de produção novamente. 

Por isso, o conceito de economia de escala é importante para direcionar as decisões dentro de uma companhia. E, no caso de consumidores, para escolher melhor uma oferta. 

Nos planos de previdência privada, por exemplo, existem diversas opções no mercado.

Observando o conceito de economia de escala, se o plano for gerido sob uma  política que repasse os ganhos de escala aos participantes do plano e aos pensionistas, isso permitirá redução do custo administrativo, e consequentemente, menores taxas de administração e valores mais elevados de aposentadorias e pensões.

Por isso, é essencial conhecer os planos detalhadamente. 

A Sua Previdência Privada é um site especializado em informação de qualidade sobre previdência privada, cujo objetivo é desmistificar as dúvidas que permeiam o assunto da previdência. Confira no nosso site. 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.