Confira 5 dicas para não terminar o mês sem dinheiro

Home / Confira 5 dicas para não terminar o mês sem dinheiro

dicas-para-não-terminar-o-mes-sem-dinheiro

A luta mensal das pessoas é fazer com que o salário dure até o último dia do mês. São contas que parecem não acabar mais, uma inflação que não para de crescer e um salário estagnado. Este é o seu caso também? Então, saiba que se você está buscando dicas para não terminar o mês sem dinheiro, nós podemos ajudá-lo!

Trouxemos um conteúdo com dicas de como fazer seu dinheiro render até o último dia do mês. Continue sua leitura e veja como alcançar o controle financeiro que você deseja.

Dicas para não terminar o mês sem dinheiro: como começar?

A primeira coisa que você precisa fazer, quando se trata de dicas para não terminar o mês sem dinheiro, é o planejamento do seu salário.

Anote tudo o que você gasta diariamente, desde o seu café da manhã até a cervejinha no fim do expediente. Faça isso por um mês como experiência e, logo após, analise tudo o que foi gasto no período.

A pergunta que você deve fazer é a seguinte: os gastos foram realmente necessários? Fazendo essa peneira, veja quais você pode eliminar do seu cotidiano para dar os primeiros passos em sua economia.

É importante que você mantenha um registro minucioso das despesas, como uma espécie de diário da economia doméstica. Essa visão geral dos seus gastos pode ajudar você a mudar seus hábitos para ter uma vida financeira saudável.

Tenha um bom controle financeiro

Ter um bom controle financeiro significa administrar todo o seu dinheiro. Nessa etapa, cada centavo conta para que suas finanças estejam o mais em ordem possível.

Você pode criar uma planilha com todos os seus gastos ou até mesmo fazer esse documento de forma manual, com papel e caneta. O importante dessa etapa é anotar todos os gastos mensais para obter o controle de tudo.

  • Divida seus gastos em categorias. Separe o que é gasto com alimentação, moradia, utilidades, vestuário, transporte e lazer. Faça um cálculo de quanto você gasta por mês em cada categoria e veja em quais você pode fazer uma redução de custos.
  • Quando pensar em comprar alguma coisa por impulso, reflita sobre quantas horas você tem que trabalhar para pagar aquele produto.
  • Inclua os gastos pesados em sua planilha, por exemplo, IPVA de seu automóvel ou IPTU de sua casa. Se o IPVA for R$ 1.200,00 anuais, crie uma parcela de R$ 100,00 como gasto na sua planilha.
  • Para ter uma noção de quanto você pode gastar por dia, faça a subtração de todos os seus gastos do total da sua renda e divida por 31. Isso faz com que você tenha um valor que pode ser gasto diariamente.

Dessa forma, você consegue organizar os seus gastos mensais, fazendo com que a planilha seja o seu melhor amigo para organizar a sua vida financeira e ter mais controle.

Evite parcelamentos longos comprando os produtos à vista

Não chegar ao final do mês sem dinheiro significa que você também está planejando o seu futuro financeiro. O cartão de crédito pode ser um dos maiores vilões quando se trata de dicas para não terminar o mês sem dinheiro.

Utilizar o cartão de crédito é contar com um dinheiro que você ainda não tem; no caso de compras parceladas o risco é ainda maior. Portanto, é bom que você tenha em mente que a melhor coisa a fazer é pagar as suas compras à vista.

Com o pagamento à vista, você consegue alguns descontos que permitem economizar um valor considerável quando colocado na ponta do lápis. Quando você deseja continuar o mês inteiro com dinheiro, o melhor a fazer é pesquisar antes de comprar qualquer coisa.

Não tenha medo ou vergonha de pedir descontos, especialmente se você é um cliente de longa data. Você pode negociar isso com as empresas de TV por assinatura, por exemplo, buscando uma redução nos seus gastos mensais.

Dicas para não terminar o mês sem dinheiro: tenha um objetivo financeiro

Ter um objetivo financeiro significa você criar metas para serem alcançadas. Nesse caso, a principal é não terminar o mês sem dinheiro.

A criação de metas faz com que você seja mais disciplinado com o seu dinheiro, economizando em diversos momentos.

Tenha em mente que é preciso definir o destino do seu dinheiro para pagamentos de despesas e contas mensais, quitação de dívidas e depois disso a distribuição de acordo com seus objetivos.

Essas metas podem ser desde “ir ao cinema no final de semana”, que é um objetivo simples de ser conquistado, até “viajar durante as férias”, que precisa ser melhor planejando.

Estabelecer objetivos para o futuro é fundamental, mas não apenas para fazer o seu dinheiro render e durar o mês todo. Você também aprende a destinar os seus gastos de forma mais adequada, evitando desperdícios e conseguindo realizar seus sonhos mais rapidamente.

Evite a todo custo as compras por impulso

Outro dos maiores vilões quando falamos em dicas para não terminar o mês sem dinheiro são as compras por impulso.

Antes de comprar, pergunte-se sempre se você realmente precisa daquele produto. E utilize o desafio dos 30 dias.

Essa proposta é bem simples. Basta aguardar 30 dias antes de adquirir algo. Depois desse período, é mais fácil avaliar a real necessidade de algo ou se era apenas impulso.

Listamos alguns outros pontos interessantes para ajudá-lo a evitar as compras por impulso:

  • Não vá ao shopping se você fica tentado a comprar alguma coisa;
  • Faça sempre uma lista quando for ao mercado, evitando comprar coisas a mais e desnecessárias;
  • Reflita antes de fazer compras grandes. Controle-se, pois a vontade de comprar algo que no futuro será desnecessário logo passa.

Seguindo essas dicas para não terminar o mês sem dinheiro, muito rapidamente você conseguirá ver os primeiros resultados.

De fato, a mudança de hábito, em muitos casos, é bem difícil. O foco nos objetivos é o que faz você vencer e, o melhor de tudo, no final do mês terá dinheiro no bolso.

A Sua Previdência Privada está aqui para ajudar você com qualquer assunto financeiro e econômico. Confira este e outros textos em nosso site. Clique aqui!

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *