Tudo o que você precisa saber sobre Custo de Oportunidade

Home / Tudo o que você precisa saber sobre Custo de Oportunidade

Tomar decisões nem sempre é algo fácil, já que normalmente isso pode nos colocar em

situações de risco.

No geral, lidamos com decisões o tempo inteiro, umas mais fáceis que outras e vice-versa. É por isso que entender sobre custo de oportunidade é importante.

Ao investir, por exemplo, você se coloca em posição de decisões difíceis e que necessitam

de planejamento, conhecimento e controle, certo?

Nesse sentido, você escolhe aplicar em um investimento e, com isso, deixa de aplicar em outro. É aí que entra o custo de oportunidade.

Vamos descobrir o que significa isso e por que é importante saber!

O que significa custo de oportunidade?

Se formos por partes, ao pensar no que significa custo, por exemplo, podemos chegar ao entendimento de que é um tipo de esforço, empenho em busca de um resultado, certo? 

Em linhas gerais e contábeis, custos são, portanto, gastos diretos com a produção e aquisição ligadas a uma atividade. 

Já o termo oportunidade é popularmente conhecido como algo de caráter oportuno, ou seja, que favorece de alguma forma.

Então, custo de oportunidade seria um esforço oportuno? 

Exatamente!

O conceito desse termo está relacionado à decisão tomada frente a mais de uma escolha quando você tem que escolher entre uma ou outra. 

Então é uma oportunidade que custa, pois você vai precisar escolher um e, ao fazer isso, estará deixando de escolher o outro e é aí que há o custo daquele momento oportuno.

Exemplo

Se identificou, não é? É que se trata de um termo cujo significado já praticamos diariamente e não sabemos, pois estamos sempre tendo que abrir mão de uma escolha por outra e, dessa forma, estamos em contato direto com o custo daquela oportunidade. 

Por exemplo, se você abre mão de certa quantia mensalmente para pagar a contribuição do seu investimento na Previdência Privada, em busca de um futuro melhor, está deixando de gastar esse dinheiro como quiser hoje para escolher ter uma aposentadoria mais lucrativa amanhã.

Nesse sentido, há o custo de abrir mão disso (o dinheiro mensalmente) pela oportunidade de alcançar aquilo (a aposentadoria).

Como calcular?

Agora que já sabe que o custo de oportunidade leva à necessidade de análise do que você pode ganhar com aquela oportunidade e do que você vai perder com o custo disso, deve estar se perguntando como é que se calcula isso, certo?

Retornemos ao exemplo dado anteriormente: o custo de oportunidade de gastar seu dinheiro como quiser hoje é não obter uma aposentadoria melhor amanhã. Mas por que retornamos ao exemplo?

Para dizer que o cálculo do custo de oportunidade é variável de acordo com cada circunstância. 

Quando se trata de investimentos, é necessário analisar o retorno em potencial dele e compará-lo com outras oportunidades melhores do mercado.

Nesse sentido, calcula-se as taxas de retorno esperadas em busca de conseguir a melhor lucratividade possível. 

No entanto, vale dizer que não existe uma fórmula exata para isso, que vai poder ser, por exemplo, aplicada a todos os custos de oportunidade, pois, como falamos antes, isso é variável.

Tipos de custo de oportunidade 

Agora que você sabe o que significa custo de oportunidade, mas sabia que existe mais de um tipo? Podemos encontrar quatro tipos e cada um é específico para uma categoria.

Escondido

O termo escondido quer dizer oculto, encoberto, certo? Este tipo de custo segue nesse sentido.

Este é um tipo que não permite ter certeza de quanto será perdido em uma escolha, ou seja, tem seu caráter de custo escondido, pois não se consegue mensurá-lo.

É aquele custo que você não o vê exposto, mas sabe que existe.

Aberto

Já este tipo de custo não é baseado na camuflagem, ou seja, é transparente e não é embutido automaticamente em valores na operação. 

Ambiental

Sim, conforme próprio nome, o custo de oportunidade ambiental é relacionado com recursos naturais, ou seja, é baseado no máximo que se poderia obter disso. 

Nesse sentido, então, teríamos como custo escolher não realizar o desmatamento de uma preservação ambiental e deixar de ganhar com uma atividade agrícola, por exemplo.

Contábil

Por fim, há o tipo de custo contábil que, como você já deve ter concluído pelo nome, está relacionado ao mercado, pois pode ser entendido, por exemplo, quando uma empresa investe dinheiro em um recurso para obter outro, sacrificando, assim, o seu lucro.

Qual a importância disso?

A essa altura, provavelmente você já até entendeu isso, mas caso não tenha entendido ou ainda precise de mais, saiba que saber sobre custo de oportunidade é estritamente importante para quem investe, ou seja, busca maior rentabilidade e quer construir seu patrimônio, certo?

Falar sobre o que significa o termo pode ser simples, mas, na prática, há muitos prós e contras a se levar em consideração na hora da tomada de decisão. 

É por isso que nunca se deve fazer escolhas, principalmente as relacionadas ao financeiro, sem que haja um estudo por trás, no qual se calcule o que vai ganhar e o que vai perder.

Então é aí que está a importância disso tudo: entender e analisar o custo de oportunidade sobre uma situação é escolher com consciência. 

Mas não somente: é estar sempre em busca das melhores oportunidades, porque, afinal, você poderia ficar onde está, certo? 

Ao conhecer esse termo e aplicá-lo, porém, sua visão é a de conseguir o melhor possível. E é claro que isso não é fácil, ou seja, não poderá ser feito sem cuidados e cálculos, sem analisar os riscos envolvidos e o potencial de valorização. 

Resumindo, quando se trata de investimento você também deve levar em consideração os impactos das suas decisões, além de colocar em uma balança o que significa esse passo à frente.

Por exemplo: não investir na Previdência Privada e deixar de ter um futuro melhor ou perder um pouco do seu ganho hoje e investir para que amanhã esteja seguro e com uma aposentadoria rentável?

Nós, da Sua Previdência Privada queremos que você conheça todos as possibilidades para que possa calcular por si só o custo de oportunidade em contratar um plano.

Clique aqui e conheça mais sobre Previdência!

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *