Crescimento pessoal: como desenvolver habilidades e evoluir

Home / Crescimento pessoal: como desenvolver habilidades e evoluir

Crescimento-pessoal

O crescimento pessoal é, invariavelmente, fruto de escolhas e decisões que tomamos ao longo da vida.

Enquanto há pessoas que aprendem com os próprios erros e, assim, conseguem crescer como ser humano, existem aquelas que, por mais que passem por dificuldades, seguem sem mudar.

Não tem receita de bolo quando se trata de processo de crescimento. Cada um encontra o seu, e isso, se encontrar. De qualquer forma, há “atalhos” que podem levar a uma nova postura diante da vida, dos fatos e das pessoas. Alguns deles nós vamos conhecer a partir de agora. Vamos em frente?

Crescimento pessoal: o que é?

Como já dizia o gênio e físico Albert Einstein, “loucura é esperar resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas”. Uma frase simples e genial ao mesmo tempo, porque nos leva a refletir sobre a nossa existência e o que fazemos dela.

Também nos induz a encarar uma verdade que pode ser incômoda, mas essencial para começar um processo de crescimento: cada um é responsável pela vida que leva.

Então, se as coisas caminham bem no trabalho, em casa e com os amigos, é um indicador de que as escolhas que vêm sendo feitas estão corretas. Por outro lado, problemas em sequência, dificuldades financeiras e falta de apoio sinalizam que algo precisa mudar.

Assim sendo, o crescimento pessoal implica em manter uma disposição permanente no sentido de mudar (para melhor) a única coisa que está ao alcance de cada um: sua própria atitude e forma de pensar. Esse talvez seja o caminho mais seguro para a felicidade.

Importância do crescimento pessoal

Outra verdade que não parece muito agradável, mas que precisa ser dita é que não há crescimento pessoal sem alguma dor envolvida. Já ouviu a expressão “as dores do crescimento”? É bem por aí.

Por isso, por mais desconfortável que o processo possa ser, o crescimento pessoal é indispensável. Afinal, ele é a chave para um futuro melhor e a realização de metas, das mais simples às mais ambiciosas.

Como crescer como pessoa: passo a passo

Crescer como pessoa é provavelmente o primeiro passo para progredir na vida profissional, nos negócios e nos relacionamentos. No entanto, é preciso ter cuidado para saber separar as coisas.

Uma carreira bem-sucedida ou riqueza não estão diretamente relacionadas com o crescimento pessoal, embora possam vir a partir dele. Afinal, retorno financeiro é algo que depende de muitos outros fatores. Dito isso, veja o que você pode fazer desde já para ser uma pessoa ainda melhor.

1. Aceite o que não pode ser mudado

Embora pareça um convite à acomodação, aceitar o que não se pode mudar é o melhor a fazer para viver bem em um mundo cheio de nuances e ambiguidades. Isso significa conhecer os próprios limites e compreender que existem coisas e circunstâncias cuja mudança não está ao nosso alcance.

A partir disso, você terá uma nova visão sobre as pessoas e, principalmente, da sua própria maneira de lidar com situações perturbadoras ou muito difíceis.

2. Admita os próprios erros

Quando nos “blindamos” na redoma do orgulho, nos fechamos para ouvir novas ideias, opiniões e pontos de vista. Pessoas engajadas com o seu crescimento admitem que falharam e tiram dos seus erros algum aprendizado.

3. Esteja sempre disposto a aprender

Por falar nisso, não existe crescimento dissociado da aprendizagem. Uma das fontes para isso acabamos de conhecer: os próprios erros e falhas. Além disso, é fundamental buscar o conhecimento na experiência de outras pessoas, nos livros e, claro, na internet – como você está fazendo agora mesmo.

3 erros a evitar no seu crescimento pessoal

Já conhecemos alguns dos facilitadores que levam a crescer como pessoa. Mas e os dificultadores, quais seriam? Destacamos três obstáculos, entre tantos existentes.

1. Criar muitas expectativas

Pessoas falham, instituições erram e empresas nem sempre são aquilo que gostaríamos que fossem. Considerando essas verdades, não faz muito sentido criar expectativas demais sobre as coisas, concorda?

Por outro lado, isso não quer dizer que você deva permanecer apático e insensível, mas sim não perder de vista que ninguém é responsável por cumprir as expectativas que nós mesmos criamos.

2. Tentar modificar pessoas e fatos

Muitos dos problemas de relacionamento acontecem quando as pessoas tentam, ainda que bem-intencionadas, mudar quem está mais próximo. O mesmo acontece quando um colaborador insatisfeito com uma empresa passa a se comportar de forma rebelde ou pouco compromissada com a organização.

São manifestações de um comportamento que só atrapalha o crescimento pessoal. Por outro lado, como fazer então para lidar de maneira mais tranquila com aquilo que nos perturba?

3. Não fazer a própria parte

A grande verdade é que a única coisa que podemos mudar é a nossa própria atitude perante a vida e as outras pessoas. Ou seja, quando nos ocupamos apenas em fazer nossa parte, estamos dando um passo decisivo em direção ao crescimento pessoal.

Mude e o mundo mudará com você. Experimente colocar essa ideia em prática. Essa é a missão do blog Sua Previdência Privada, ser um canal de difusão do conhecimento para ajudar você a se desenvolver em todos os sentidos.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *