Como declarar Imposto de Renda pelo celular

Home / Como declarar Imposto de Renda pelo celular

Quer declarar Imposto de Renda pelo celular?

O passo a passo é mais simples do que você imagina, então não se desespere na hora de fazer a declaração.

A Receita Federal disponibiliza um aplicativo exclusivo para isso, com um menu fácil de usar. O maior desafio, como você pode imaginar, é reunir todos os documentos necessários para o envio.

Então, se você quer um guia rápido para declarar Imposto de Renda pelo celular, siga a leitura.

Como se preparar para declarar Imposto de Renda 

Para fazer a declaração de Imposto de Renda, alguns passos são essenciais para se preparar e não ter problemas para preencher as informações.

A etapa mais importante na preparação é reunir todos os documentos necessários.

Dessa forma, você minimiza as chances de errar no preenchimento e ganha agilidade ao fazer a declaração.

Nessa hora, é importante fazer um checklist dos documentos para reuni-los. São eles:

  • CPF (o seu e dos dependentes, se tiver)
  • Informe de rendimentos e extratos (emitidos pelo empregador e pelos bancos e corretoras de investimentos
  • Comprovantes de rendimento e aluguéis (se tiver)
  • Gastos com saúde e educação (aqueles que podem ser restituídos)
  • Contrato de compra e venda de bens (se tiver).

Uma dica extra é ter todos esses documentos digitalizados e guardados em uma pasta, de preferência em um sistema de armazenamento em nuvem, como Google Drive.

E vá além: guarde esses documentos na medida em que você os obtém. Assim, quando chegar o momento de entregar a declaração de IR no ano seguinte, você já poupa boa parte do esforço.

Além disso, é importante conversar com seu contador antes de fazer a declaração. Ele é o profissional especializado no assunto e apto para dar orientações confiáveis sobre todos os requisitos na hora de preencher o documento.

É possível declarar Imposto de Renda pelo celular? 

Sim, você vai ver agora que é possível fazer a declaração do Imposto de Renda pelo celular — e sem dificuldade. A Receita Federal oferece um aplicativo oficial para o preenchimento e envio dos dados.

Trata-se do Meu Imposto de Renda, app que está disponível para os sistemas Android e iOS. É o mesmo sistema oficial da Receita utilizado em computadores.

O aplicativo permite fazer declaração do Imposto sobre a Renda da pessoa física (DIRPF).

Os serviços disponíveis no aplicativo são os seguintes:

  • Preencher e entregar declarações IRPF originais e retificadoras
  • Verificar pendências
  • Verificar a situação de débitos relacionados com o IRPF e gerar o DARF para pagamento
  • Preencher e entregar as declarações IRPF originais e retificadoras a partir do exercício 2018
  • Consultar o guia de dúvidas Perguntão IRPF.

Como declarar Imposto de Renda pelo celular 

A seguir, confira o passo a passo para declarar o Imposto de Renda pelo celular ou outro dispositivo móvel:

1. Baixe o aplicativo

Primeiro, vá até a loja de aplicativos do seu celular  — App Store ou Google Play. Procure o aplicativo Meu Imposto de Renda e clique em baixar.

Depois que o app estiver instalado, autorize-o para que possa acessar arquivos no seu dispositivo. Dessa forma, ele poderá resgatar dados de declarações anteriores (mas apenas se você já usou o mesmo celular em anos anteriores).

2. Insira os dados iniciais

Em seguida, insira seu CPF e data de nascimento nos campos em branco no app e clique em avançar. Você precisará digitar uma sequência de caracteres para acessar as ferramentas do app. Depois, clique em continuar.

3. Inicie uma nova declaração

O terceiro passo é iniciar o preenchimento da declaração de IR. No app, você verá uma lista com todas as declarações enviadas em anos anteriores.

Clique no ícone + do bloco referente ao ano em que estiver fazendo a declaração. Aí, você terá duas opções: importar declaração do ano anterior ou iniciar declaração. 

Se você tiver usado o celular em anos anteriores, pode importar a declaração. Também é possível importar dados do computador em que você tenha declarado anteriormente por meio de bluetooth ou e-mail. 

Se não, será necessário iniciar uma nova. Clique na opção desejada. 

4. Crie uma palavra-chave

Ao selecionar a opção, você terá que criar uma palavra-chave para preencher a declaração. Trata-se de uma senha de acesso. Você precisará criar também uma pergunta e uma resposta  — para o caso de se esquecer da palavra-chave.

5. Preencha o quadro de Identificação

No menu do aplicativo, você verá os seguintes quadros de preenchimento:

  • Identificação
  • Familiares
  • Marcador Rendimentos
  • Marcador Pagamentos
  • Marcador Bens e Dívidas.

Comece pelo quadro de Identificação. Nele, insira os dados pessoais, dados profissionais e de contato que serão solicitados na tela.

Quando o preenchimento estiver concluído, você verá um sinal de positivo no canto superior da tela.

6. Preencha o quadro de Familiares

Em seguida, selecione o quadro de Familiares no menu.

Informe o tipo de dependente entre as opções que aparecerão na tela. Depois, inclua os dados para cada dependente, caso você queira incluir uma pessoa (como cônjuge ou filho) na declaração. 

7. Preencha o quadro de Rendimentos

Clique no quadro de Rendimentos no menu do app. Entre as opções na tela, selecione o tipo de rendimento a ser declarado. Você deve fazer isso para cada tipo de rendimento que adicionar na declaração.

A cada rendimento preenchido, clique em salvar. Para incluir um novo rendimento, clique no ícone de +.

8. Preencha o quadro de Pagamentos

O oitavo passo é informar os pagamentos realizados no anterior na aba Pagamentos. É o caso de despesas médicas, por exemplo.

Para cada tipo de pagamento, escolha uma das opções que aparecerão na tela. Depois, preencha as informações solicitadas, como valor pago e quem utilizou o serviço. 

Por fim, toque em Salvar após finalizar.

9. Preencha o quadro de Bens e Dívidas

Clique no quadro de Bens e Dívidas no menu, selecionando o tipo de bens e dívidas que você deseja declarar. Aí, preencha as informações solicitadas a respeito do item que está sendo declarado. Mais uma vez, clique em salvar.

10. Entregue a declaração

Finalmente, entregue a declaração. Para isso, clique no quadro de Resumo, no menu principal. Nele, você verá o total de rendimentos tributáveis e alíquotas a serem pagas.

Revise os dados e clique em Entregar Declaração. Não se esqueça de aceitar os termos e condições do processo. Ao entregar a declaração, imprima ou salve em PDF o recibo. Não se esqueça de salvar o arquivo para o ano seguinte.

Viu como não tem erro? Ao abrir o aplicativo, você verá que basta seguir as recomendações na tela para preencher a declaração de IR corretamente. Se as dicas deste artigo foram úteis, compartilhe e deixe um comentário.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *