Como comparar previdência privada? Siga esses passos fundamentais

Home / Como comparar previdência privada? Siga esses passos fundamentais

Saber como comparar previdência privada é um passo fundamental não apenas para definir o tipo de aplicação, mas qual o seu perfil de investidor. 

Uma vez que o conhecimento geral sobre o mercado apenas risca a superfície do assunto, ter uma base bem fundamentada garante a desejada segurança em investimentos.

Como comparar previdência privada por meio do seu perfil de investidor

Essencialmente, um investimento com previdência privada não é diferente do mercado financeiro como um todo. Logo, há tantos riscos e detalhes a serem analisados quanto as iniciativas tradicionais. 

A previdência privada nada mais é do que uma aplicação qual os interessados visam um futuro distante, diferente das aplicações de mercado que possuem um retorno mais assertivo e a curto e médio prazo.

Diferente de uma aplicação direta nos cofres públicos, como é o caso do Tesouro Direto e a Poupança tradicional, o investidor precisa ficar atento principalmente com a estrutura da empresa e nas variações que podem interferir em sua previdência futura. Detalhes como o Imposto de Renda também influenciam na decisão

Com base nesses parâmetros, o que também diz um pouco sobre o seu perfil de investidor, vejamos como esses tipos funcionam para você que deseja comparar previdência privada.

PGBL

Sigla para Plano Gerador de Benefício Livre. É o mais indicado para perfis de investidores não apenas com alto poder aquisitivo, que já fazem contribuições regulares ao INSS, e que também buscam uma alternativa mais versátil para as declarações no IR.

Sobre esse último ponto, investir no PGBL garante uma dedução anual considerável no imposto de renda. Para tanto, o investidor precisa contribuir em até 12% da sua renda anual tributável, com as taxas variando de acordo com a instituição. 

Ao fazer o resgate desse valor, as atribuições são cobradas normalmente, e este é o grande benefício: uma vez que é possível administrar quando e quanto será resgatado, o planejamento torna-se mais prático.

VGBL

O Vida Gerador de Benefício Livre opera de uma forma sensivelmente diferente do modelo acima. Em primeiro lugar, o VGBL é mais adequado para quem faz a declaração simplificada do Imposto de Renda, ou mesmo são isentas do recurso, o que torna o acesso às aplicações para um público mais amplo.

A tributação para os investimentos do tipo VGBL também são baixos, em algumas faixas de preço até mesmo nulos. 

Por fim, ainda quanto à tributação no IR, o VGBL opera de uma forma singular: a taxa cobrada pelo Leão é feita em cima da diferença entre os aportes e rendimentos atribuídos a ela. Novamente, esses valores estão associados às taxas empregadas pelas associações.

Detalhes fundamentais entre os tipos de previdência privada

Além dos detalhes apresentados acima, ainda existem outros dois aspectos fundamentais ao comparar previdência privada. Por se tratar de emprego financeiro no mercado, tal como quaisquer outros, as instituições responsáveis precisam utilizar e administrar esses aportes de modo que rendam lucros tanto para a instituição como para seus associados.

Isso é representado pelas taxas de carregamento, saída e de administração. Abaixo, seguem todas discriminadas.

Taxa de carregamento – Taxa cobrada apenas por bancos que possuem a opção de previdência privada. São cobradas apenas em depósitos e retiradas.

Taxa de saída – São cobrados caso o contribuinte queira finalizar o serviço, retirando todo o valor do local.

Taxa de administração – Valor cobrado mensalmente, para manter os valores em circulação dentro da instituição. 

Cada instituição opera com porcentagens diferentes para cada taxa, com órgãos reguladores igualmente distintos em suas variações. Cabe investir em uma consultoria adequada para que escolha o melhor local para sua previdência privada.

Considerações Finais

Com uma análise mais simples e ampla, é possível identificar com facilidade qual o seu perfil para investir. Além de comparar previdência privada em suas modalidades mais conhecidas, ainda há a chance de investir em opções dentro da sua empresa, caso ela ofereça a opção.

Para investir em possibilidades seguras no seu futuro, faça uma consultoria conosco. Através de uma análise conjunta de ganhos, é possível identificar quais as opções mais adequadas de taxas e rendimentos que valorizem os seus ganhos. Clique no link e agende uma consulta.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.