Benefício mais barato para os colaboradores: tire suas dúvidas

Home / Benefício mais barato para os colaboradores: tire suas dúvidas

Quer saber qual é o benefício mais barato para os colaboradores da empresa? Fazer esse mapeamento pode ser o empurrão que estava faltando para você oferecer recursos além do salário.

Tudo indica que adicionar benefícios à remuneração dos colaboradores é uma boa ideia. Retenção de talentos, aumento da produtividade e mais engajamento são alguns dos efeitos dessa política.

Mas claro que, antes de elaborar a estratégia, é importante conhecer o benefício mais barato para otimizar o orçamento da empresa. E é justamente essa resposta que você vai encontrar nas próximas linhas. Preparado? Siga a leitura.

Por que oferecer benefícios para colaboradores 

A oferta de benefícios para os funcionários é fundamental na valorização do capital humano da empresa  — o recurso mais valioso de um negócio. Conheça três razões para fazer esse investimento.

1. Ganho de motivação e engajamento

Será que um benefício que resulta em maior produtividade não se torna barato?

No fim das contas, a complementação ao salário é um recurso que faz toda diferença para engajar e motivar os colaboradores.

Essa é uma das principais maneiras de fazer com que eles se sintam valorizados e reconhecidos pela gestão.

Os impactos são positivos: quando a motivação e o engajamento aumentam, também há um acréscimo de eficiência, bem-estar e cooperação no ambiente de trabalho.

2. Redução das preocupações financeiras

Segundo uma pesquisa da consultoria PwC com dados de 2017, colaboradores estressados com as finanças pessoais têm quase cinco vezes mais chances de trabalharem distraídos, impactando na produtividade.

Entre as principais preocupações relatadas, estão dificuldades em pagar as contas mensais (67%) e necessidade de usar cartão de crédito para pagar itens essenciais (48%).

Nesse sentido, oferecer benefícios extras para os colaboradores ajuda a diminuir o estresse relacionado ao orçamento. A sua empresa ganha em produtividade.

3. Retenção de talentos

O terceiro motivo para oferecer benefícios é a retenção de talentos: a capacidade da empresa de manter os melhores profissionais do mercado no quadro de funcionários.

Afinal, não é apenas o salário que entra em jogo na avaliação de profissionais a respeito de uma vaga. 

Os benefícios além da remuneração podem fazer toda diferença e tornar a sua empresa mais atrativa para os talentos do mercado.

Tipos de benefícios para colaboradores 

Bom, já vimos que os benefícios fazem bem para os seus colaboradores e para os resultados da empresa. Mas como escolher aqueles mais baratos ou que fazem mais sentido para o seu orçamento?

Chegou a hora, portanto, de compreender melhor quais são as suas opções. Primeiro, é bom lembrar que existem os benefícios obrigatórios por lei: FGTS, férias, décimo terceiro salário, adicional noturno e vale-transporte. 

Só que não é sobre eles que vamos falar aqui. A ideia é justamente oferecer vantagens extras para os colaboradores:

Vale-alimentação e refeição

O vale-alimentação ou refeição só é obrigatório para empresas com mais de 300 funcionários. Mas é um benefício que interessante, independentemente do porte do seu negócio.

Enquanto o vale-alimentação é destinado a supermercados, o refeição é para restaurantes. Principalmente se os seus colaboradores não almoçam em casa, esse é um benefício que fará uma diferença enorme no bolso deles.

Plano de saúde

O plano de saúde costuma ser um diferencial importante para valorizar os colaboradores, principalmente porque gastos médicos geralmente são caros.

Além disso, você contribui para elevar a saúde dos funcionários e a produtividade, reduzindo fatores como absenteísmo e presenteísmo.

Plano odontológico

Seguindo o mesmo raciocínio do plano de saúde, o plano odontológico é eficaz porque, de modo geral, procedimentos em dentistas são caros.

Vale-cultura

O vale-cultura é oferecido por meio de um cartão com saldo que pode ser utilizado pelo colaborador para atividades e compra de itens culturais.

É o caso, por exemplo, de livros, filmes, ingressos para teatro e shows.

Bolsas de estudo

Outra opção é oferecer bolsas de estudo para investir no desenvolvimento e capacitação dos funcionários.

Nesse caso, você pode disponibilizar um valor específico para que os colaboradores paguem a mensalidade de cursos, sejam eles de graduação ou workshops online, por exemplo.

Previdência privada corporativa

A previdência privada é um investimento de longo prazo por meio do qual você garante uma aposentadoria mais confortável para os colaboradores.

Em parceria com o colaborador, a empresa investe em fundos de previdência para que o capital fique rendendo por anos, até que o funcionário se aposente e resgate o investimento. 

Benefício mais barato para colaboradores 

Depois de conhecer os principais tipos de benefícios, é hora de avaliar qual deles tem o melhor custo-benefício para a sua empresa.

Nesse sentido, uma boa alternativa é a previdência privada corporativa.

Em primeiro lugar, está o fato de que ela é um recurso eficaz para valorizar os funcionários, reduzir as preocupações financeiras e retê-los no emprego por mais tempo.

Em segundo, estão as razões financeiras. Oferecer previdência privada corporativa pode ser vantajoso para o orçamento do negócio. 

Explicamos por que isso acontece: essa modalidade de investimento apresenta benefícios fiscais para as empresas que aderem ao plano PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres).

Uma das vantagens é a possibilidade de fazer dedução no Imposto de Renda no regime de tributação do lucro real de até 20% da folha salarial dos funcionários participantes  — custo que pode ser declarado como despesas operacionais.

Sendo assim, no fim das contas, a previdência privada corporativa é o benefício mais barato para valorizar seus colaboradores. Gostou da ideia? Deixe um comentário contando quais medidas pretende tomar para tornar sua empresa irresistível para os colaboradores.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.