Como aumentar a produtividade dos colaboradores: 5 estratégias

Home / Como aumentar a produtividade dos colaboradores: 5 estratégias

Quer aumentar a produtividade dos colaboradores, mas não sabe como fazer isso? 

O primeiro passo é entender os benefícios de ter uma equipe produtiva e conhecer as estratégias para promover esse fator na sua empresa. E isso você já está fazendo agora.

Em poucas palavras, a produtividade é a capacidade de produzir mais em menos tempo sem perder a qualidade dos processos. E as vantagens incluem ganho de rentabilidade e satisfação do consumidor. 

Interessado? Siga com a leitura e descubra 5 estratégias eficazes para aumentar a produtividade na empresa.

Por que aumentar a produtividade dos colaboradores 

Se você tem dúvidas quanto aos benefícios de aumentar a produtividade dos colaboradores, é bem provável que sua empresa ainda tenha que melhorar nesse quesito para perceber as vantagens na prática. Conheça abaixo os principais motivos para ajustar seu foco:

Para aumentar a rentabilidade

Produtividade e rentabilidade estão diretamente conectadas, e a performance da primeira impacta na segunda.

É uma relação fácil de entender: se a empresa ganha eficiência na produção, consegue atender mais consumidores e ampliar a oferta no mercado  — e tudo isso em menos. Como consequência, a rentabilidade aumenta.

Uma pesquisa da Bain & Company feita pelos sócios Michael Mankins e Eric Garton aponta que as melhores empresas são 40% mais produtivas do que as demais.

De acordo com os dados, essa diferença em produtividade resulta em lucros significativamente mais altos: margens operacionais de 30% a 50% maiores do que seus pares na indústrias, além de crescimento mais acelerado.

Para aumentar a satisfação do cliente

Maior produtividade significa entregar produtos e serviços em menos tempo e com a devida qualidade.

Na prática, isso quer dizer que a empresa pode atender consumidores mais rapidez e eficiência  — e isso é um ganho em termos de satisfação do cliente. 

Em um artigo para a Forbes, Christopher Kenessey, CEO da NetMotion Software, diz que, para uma empresa se concentrar no cliente, precisa primeiro se concentrar no funcionário. “É mais provável que funcionários satisfeitos permaneçam em seus empregos atuais, tenham um desempenho melhor“, afirma.

5 maneiras de aumentar a produtividade dos colaboradores 

Agora que você está por dentro dos benefícios de aumentar a produtividade dos colaboradores, vale a pena conhecer as estratégias para colocar essa meta em prática. Confira a seguir cinco ações que você deve implementar:

1. Crie um ambiente de trabalho saudável

Quando falamos em ambiente de trabalho, não é novidade que o estresse excessivo é um dos principais vilões da produtividade.

Portanto, é indispensável o empenho do gestor em criar um ambiente saudável, tranquilo e organizado  — elementos propícios para a produtividade justamente porque reduzem o estresse dos colaboradores.

2. Automatize processos

Deixar que as máquinas façam trabalhos repetitivos, burocráticos e de pouco valor agregado é outra forma de aumentar a produtividade. 

A verdade é que ações operacionais, como conciliar e compilar dados e gerar relatórios, por exemplo, são feitas com mais agilidade por softwares. Ao automatizar processos a partir da adoção de ferramentas digitais, você permite que os colaboradores se dediquem a tarefas estratégicas, que geram valor para o negócio.

3. Ofereça treinamento

Uma estratégia para aumentar a produtividade passa necessariamente por investir em treinamento, de maneira que os colaboradores tenham um nível de qualificação cada vez maior.

“É mais provável que um funcionário seja produtivo quando entende o que exatamente é esperado dele e recebe treinamento para realizar determinada tarefa”, explica Paul John Sardoma, sócio sênior do The Sardoma Group, em um artigo para o Lifehack.

Ocorre que muitos gestores enxergam o treinamento como um gasto desnecessário. Fuja dessa concepção: na verdade, trata-se de um investimento indispensável.

4. Ofereça tranquilidade financeira

Um estudo de 2017 da consultoria PwC aponta que colaboradores estressados com suas finanças têm quase cinco vezes mais chances de se distraírem com elas no trabalho  — o que prejudica diretamente a produtividade. Então, fica evidente a necessidade de oferecer tranquilidade financeira aos funcionários.

Ofereça remunerações justas e condizentes com os cargos de trabalho. Se possível, ofereça também benefícios extras, como bonificações ou participação nos lucros, por exemplo.

E não deixe de investir em um plano de previdência privada corporativa: modalidade em que a empresa e o colaborador investem periodicamente em fundos de pensão. O capital aplicado fica rendendo por anos até que seja resgatado com juros pelo colaborador, que tem acesso a uma aposentadoria mais confortável.

Com essas estratégias em conjunto, fica mais fácil reduzir as preocupações financeiras dos seus colaboradores  — e aumentar a produtividade consequentemente.

5. Crie metas e planos de ação

Para aumentar a produtividade, também é importante criar metas. É a partir delas que os colaboradores sabem o que a empresa espera deles.

Mas não basta criar metas e não oferecer um plano de ação para alcançá-las. É aqui que você deve traçar uma estratégia para que os colaboradores cumpram todas elas. Nesse ponto, uma dica é apostar em métodos de planejamento, como o ciclo PDCA ou a ferramenta 5W2H, por exemplo.

E aí, gostou das dicas de como aumentar a produtividade dos colaboradores? Então, mão à obra: coloque as estratégias em prática para aproveitar todos os benefícios de uma equipe produtiva.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *