ABRAPP: o que é e qual o seu papel na previdência

Home / ABRAPP: o que é e qual o seu papel na previdência

Se você quer investir em previdência privada empresarial, é importante conhecer a atuação da ABRAPP.

Essa associação sem fins lucrativos é responsável por qualificar e fortalecer a previdência complementar fechada no Brasil. Entre suas principais atividades, estão representar as entidades desse segmento e criar soluções de fomento do setor.

Quer entender melhor? Continue lendo e descubra o que é ABRAPP e o que ela faz na prática.

O que é ABRAPP

ABRAPP é a sigla para Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

É uma entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover o desenvolvimento do setor de previdência complementar no Brasil e ampliar o seu alcance social. Para isso, ela promove congressos, guias e programas de qualificação a fim de fortalecer o mercado.

Mas antes de compreender as funções principais, vamos a uma breve contextualização da história da associação e sua estrutura atual. A ABRAPP tem mais de 40 anos de experiência no mercado e atua de acordo com valores como excelência, ética e credibilidade. 

À época de criação, a associação foi idealizada por um grupo de entidades fechadas de previdência sob a liderança de Oswaldo Herbster de Gusmão.

Em relação à estrutura da associação, a ABRAPP possui uma governança composta por Assembleia Geral, Conselhos Fiscal e Deliberativo e Diretoria Integrada.     

Atualmente, ela conta com 260 entidades fechadas de previdência complementar  — aquelas que oferecem previdência privada para colaboradores de empresas e participantes de associações. Esse número equivale a 81% das entidades que funcionam atualmente no setor.

O que faz a ABRAPP

Nos tópicos a seguir, confira quais são as principais atribuições da ABRAPP e de que maneira ela ajuda o setor de previdência complementar no Brasil:

Representa o setor

A principal atividade da ABRAPP é representar o setor das entidades fechadas de previdência complementar junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário e à sociedade em geral.

Fortalece o setor

A ABRAPP também se propõe a ser um celeiro de ideias para o fortalecimento do setor. Para isso, ela reúne as entidades a fim de alcançar interesses comuns.

O objetivo aqui é expandir o setor como um todo: sistema, estrutura e procedimentos para aprimorar a cultura previdenciária no Brasil.

Além disso, a ABRAPP oferece programas de formação e treinamento para as entidades.

Cria soluções

Outra atividade da ABRAPP é gerar soluções relevantes para as entidades de previdência, de maneira que elas possam aprimorar a gestão e qualificar seus dirigentes e técnicos. 

Tudo isso a fim de oferecer um serviço otimizado para a sociedade.

Promove congressos e seminários

Congressos, seminários e encontros para abordar temas relevantes ao setor também são promovidos pela associação.

Entre eles, ganha destaque o Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão  — o maior evento do mercado na área.

As temáticas abordadas nos encontros incluem, por exemplo, sustentabilidade, autogestão em saúde, seguridade, investimentos e educação.

Oferece conteúdo

Por fim, a ABRAPP gera comunicados, documentos, estatísticas, guias e manuais para o setor.

Nesse sentido, ela publica revistas, jornais e periódicos para manter as entidades bem informadas.

O que são Entidades Fechadas de Previdência Complementar

Agora que você conhece a atuação da ABRAPP, é hora de compreender melhor o que são as entidades fechadas de previdência complementar. As EFPCs, também conhecidas como fundos de pensão, são instituições sem fins lucrativos que oferecem planos de previdência complementar fechada. 

Assim, elas podem ser empresas na forma de sociedades civis ou fundações de direito privado, sem fins lucrativos.

Já a previdência privada empresarial é destinada a funcionários de empresas e filiados e associados de entidades de classe, de representação profissional ou sindicatos. 

Além disso, familiares de ambos os públicos também podem ter acesso ao investimento por meio de planos de previdência especialmente instituídos para esse grupo.

Mas, afinal, como funciona a previdência privada empresarial? Trata-se de um tipo de investimento de longo prazo que funciona como um complemento à aposentadoria social, promovida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em conjunto, funcionário e empresa fazem aportes aos fundos de pensão para que o dinheiro fique rendendo ao longo do tempo, até ser resgatado no momento da aposentadoria. 

Além disso, há planos que oferecem benefícios adicionais, como proteção contra eventos não programados, como morte, invalidez e doença. O investimento tem caráter voluntário.

E o objetivo da ABRAPP é justamente qualificar o serviço oferecido pelas EFPCs.

Além disso, é importante ressaltar que as EFPCs são fiscalizadas e reguladas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

E então, gostou de conhecer a ABRAPP e suas atribuições no mercado? Siga acompanhando os conteúdos do blog para ficar por dentro de outros temas relevantes para sua vida financeira.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *